É já esta sexta-feira, 1 de dezembro, que o espírito natalício invade as ruas de Vila Nova de Cerveira com o ligar das luzes, pelo executivo municipal, pelas 19h00, dando início à vasta animação. De seguida, haverá um concerto protagonizado por Daniel Fernandes, concorrente do The Voice Portugal 2021.
Neste primeiro dia, também é inaugurada a pista de gelo natural, pelas 20h00, este ano, com uma maior centralidade, ao ser instalada no Jardim Chagny, mesmo em frente ao edifício da Câmara Municipal, permanecendo até 7 de janeiro de 2024.
De 6 a 10 de dezembro, o Mercado de Natal regressa ao centro histórico. No total, são 40 expositores, 24 animações de rua, além de estarem previstas performances itinerantes musicais e circenses, espetáculos acrobáticos com duendes, espetáculos de teatro, contar de histórias, uma sessão de cinema infantil e uma aula aberta de hidroginástica – Hidronatal.
A mítica chegada do pai natal está agendada para o dia 6 de dezembro, às 19h00. “Mas há mais: é que este ano, há uma segunda chegada triunfante, de uma personagem que vai marcar a imaginação dos mais pequenos e relembrar histórias aos adultos”, desvendou o Município.
Da programação de Natal de Cerveira ainda consta, a 17 de dezembro, “Um Conto de Natal” – O Musical, baseado na obra de Charles Dickens, no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, com entrada livre e no dia 22 de dezembro, o tradicional concerto de natal protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão, a realizar-se no Fórum Cultural de Cerveira.
De 1 a 10 de dezembro, o comboio de natal e os passeios de barco no Rio Minho vão satisfazer também as delícias dos miúdos e graúdos.
Sob o mote “Viajamos juntos”, Vila Nova de Cerveira prepara-se para celebrar a época natalícia ao longo de 38 dias. De acordo com a autarquia, a programação do natal 2023 “promete ser a melhor de sempre com mais atividades e inúmeras surpresas, valorizando ainda mais a componente familiar”.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.