A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realizou recentemente obras de conservação na Igreja da Misericórdia, com a substituição das duas portas de acesso ao interior, que se encontravam em avançado estado de degradação, contribuindo para devolver a dignidade que este emblemático templo merece.
Apesar de o edifício não ser propriedade municipal – pertence à Santa Casa da Misericórdia – a autarquia decidiu avançar com a intervenção, enquadrando-a na sua estratégia política de valorização do património.
Localizada no interior do Castelo de Cerveira, a Igreja da Misericórdia é um imóvel de reconhecido valor religioso, cultural e arquitetónico, desempenhando também um papel relevante na promoção turística do concelho. “Quando dizemos que Cerveira é ‘Vila de Caminhos’, a Igreja da Misericórdia apresenta-se como um dos principais locais de interesse, pois a certificação do Caminho Português da Costa está materializada neste imóvel por ter sido o primeiro hospital de peregrinos da vila”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira. Neste sentido, “o grande interesse religioso, histórico-cultural e arquitetónico do imóvel, além de ser uma referência para o desenvolvimento do turismo e cultural do concelho e da região faz com que a autarquia também tenha um papel crucial na sua preservação e valorização, apresentando-se como um concelho dinâmico e bem-apresentado para residentes e turistas”. E acrescenta: “Sobre a porta principal sobressai a coroa da realeza portuguesa fechada sobre as armas nacionais, pelo que a degradação até aqui existente não dignificava quem apreciava e registava esta caraterística”.
Apesar da responsabilidade pela manutenção do património religioso – como Igrejas, Capelas e Museus – ser das paróquias sob a sua jurisdição, o artigo 3.º da Lei de Bases do Património Cultural refere que compete também aos municípios assegurar a transmissão de uma herança nacional às futuras gerações, missão que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira assume com empenho e determinação.
A Igreja da Misericórdia de Vila Nova de Cereira é dedicada ao Senhor Ecce-Homo, cuja imagem, segundo a tradição, foi encontrada enterrada no lugar das Cortes e, desde tempos imemoriais profundamente venerada pelos povos da região e até da vizinha Galiza. A sua existência remonta à criação da Santa Casa da Misericórdia, que da veneração pelo Senhor Ecce- Homo mandou construir um altar em inícios do séc. XVII, para mais tarde ampliar para uma capela. A construção da igreja atual foi iniciada por volta de 1811. No interior da igreja conservam-se duas imagens anteriores à construção da mesma: Nossa Senhora do Leite, em pedra ançã, do séc. XV e o Senhor Ecce-Homo, em madeira, coberto por um manto, do final do séc. XVI, bem como o cofre das Sete Chaves coevodo primitivo templo.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).