A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira realizou recentemente obras de conservação na Igreja da Misericórdia, com a substituição das duas portas de acesso ao interior, que se encontravam em avançado estado de degradação, contribuindo para devolver a dignidade que este emblemático templo merece.
Apesar de o edifício não ser propriedade municipal – pertence à Santa Casa da Misericórdia – a autarquia decidiu avançar com a intervenção, enquadrando-a na sua estratégia política de valorização do património.
Localizada no interior do Castelo de Cerveira, a Igreja da Misericórdia é um imóvel de reconhecido valor religioso, cultural e arquitetónico, desempenhando também um papel relevante na promoção turística do concelho. “Quando dizemos que Cerveira é ‘Vila de Caminhos’, a Igreja da Misericórdia apresenta-se como um dos principais locais de interesse, pois a certificação do Caminho Português da Costa está materializada neste imóvel por ter sido o primeiro hospital de peregrinos da vila”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira. Neste sentido, “o grande interesse religioso, histórico-cultural e arquitetónico do imóvel, além de ser uma referência para o desenvolvimento do turismo e cultural do concelho e da região faz com que a autarquia também tenha um papel crucial na sua preservação e valorização, apresentando-se como um concelho dinâmico e bem-apresentado para residentes e turistas”. E acrescenta: “Sobre a porta principal sobressai a coroa da realeza portuguesa fechada sobre as armas nacionais, pelo que a degradação até aqui existente não dignificava quem apreciava e registava esta caraterística”.
Apesar da responsabilidade pela manutenção do património religioso – como Igrejas, Capelas e Museus – ser das paróquias sob a sua jurisdição, o artigo 3.º da Lei de Bases do Património Cultural refere que compete também aos municípios assegurar a transmissão de uma herança nacional às futuras gerações, missão que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira assume com empenho e determinação.
A Igreja da Misericórdia de Vila Nova de Cereira é dedicada ao Senhor Ecce-Homo, cuja imagem, segundo a tradição, foi encontrada enterrada no lugar das Cortes e, desde tempos imemoriais profundamente venerada pelos povos da região e até da vizinha Galiza. A sua existência remonta à criação da Santa Casa da Misericórdia, que da veneração pelo Senhor Ecce- Homo mandou construir um altar em inícios do séc. XVII, para mais tarde ampliar para uma capela. A construção da igreja atual foi iniciada por volta de 1811. No interior da igreja conservam-se duas imagens anteriores à construção da mesma: Nossa Senhora do Leite, em pedra ançã, do séc. XV e o Senhor Ecce-Homo, em madeira, coberto por um manto, do final do séc. XVI, bem como o cofre das Sete Chaves coevodo primitivo templo.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.