A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira instalou 28 novos computadores nos três centros escolares do concelho, num investimento a rondar os 30 mil euros. Objetivo passa por reforçar a excelência do ensino em contexto de sala de aula, contribuindo para um ambiente educacional mais dinâmico, acessível e alinhado com as demandas do mundo contemporâneo.
Consciente da fugacidade da evolução tecnológica, o material informático vai substituir o existente, que se encontrava obsoleto, não correspondendo às necessidades dos alunos e dos professores, uma vez que já contavam com quase 15 anos de funcionamento, desde a data de abertura dos centros escolares.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “trata-se de um investimento nas crianças e no futuro do concelho, através da transformação digital no ensino, uma tendência crescente nas escolas de todo o mundo”. Fruto de um trabalho de proximidade entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas, Rui Teixeira acredita que “associar a educação e a tecnologia pode beneficiar os alunos, com acesso a ferramentas mais eficientes e atuais, mas também os professores, que podem criar novas metodologias de ensino e possibilitar experiências mais personalizadas e interativas”.
A instalação de computadores mais modernos e, consequentemente, com melhor desempenho, enquadra-se na política municipal para uma educação de qualidade e equitativa nos três centros escolares – Norte, Cerveira e Covas. “Tem sido um contributo permanente, muito bem-sucedido, que queremos dar continuidade”, assegura o autarca cerveirense que visitou uma das salas de aula contempladas para se inteirar do impacto no dia a dia dos alunos.
De sublinhar que, à gratuitidade dos transportes escolares a todos os alunos do concelho até ao 12º ano, ao apoio nas refeições escolares e ao prolongamento de horário e atividades de enriquecimento curricular, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira oferece cadernos de atividades e as credenciais de acesso à Escola Virtual aos 930 alunos de todos os níveis de escolaridade (do 1º ano ao ensino secundário), num investimento municipal de cerca de 65 mil euros. Não obstante, ainda atribui 15 bolsas de estudo para alunos do ensino superior, numa prestação anual de 1500 euros.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).