Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira investe em computadores novos para centros escolares

13 Fevereiro, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira instalou 28 novos computadores nos três centros escolares do concelho, num investimento a rondar os 30 mil euros. Objetivo passa por reforçar a excelência do ensino em contexto de sala de aula, contribuindo para um ambiente educacional mais dinâmico, acessível e alinhado com as demandas do mundo contemporâneo.

Consciente da fugacidade da evolução tecnológica, o material informático vai substituir o existente, que se encontrava obsoleto, não correspondendo às necessidades dos alunos e dos professores, uma vez que já contavam com quase 15 anos de funcionamento, desde a data de abertura dos centros escolares.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “trata-se de um investimento nas crianças e no futuro do concelho, através da transformação digital no ensino, uma tendência crescente nas escolas de todo o mundo”. Fruto de um trabalho de proximidade entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas, Rui Teixeira acredita que “associar a educação e a tecnologia pode beneficiar os alunos, com acesso a ferramentas mais eficientes e atuais, mas também os professores, que podem criar novas metodologias de ensino e possibilitar experiências mais personalizadas e interativas”.

A instalação de computadores mais modernos e, consequentemente, com melhor desempenho, enquadra-se na política municipal para uma educação de qualidade e equitativa nos três centros escolares – Norte, Cerveira e Covas. “Tem sido um contributo permanente, muito bem-sucedido, que queremos dar continuidade”, assegura o autarca cerveirense que visitou uma das salas de aula contempladas para se inteirar do impacto no dia a dia dos alunos.

De sublinhar que, à gratuitidade dos transportes escolares a todos os alunos do concelho até ao 12º ano, ao apoio nas refeições escolares e ao prolongamento de horário e atividades de enriquecimento curricular, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira oferece cadernos de atividades e as credenciais de acesso à Escola Virtual aos 930 alunos de todos os níveis de escolaridade (do 1º ano ao ensino secundário), num investimento municipal de cerca de 65 mil euros. Não obstante, ainda atribui 15 bolsas de estudo para alunos do ensino superior, numa prestação anual de 1500 euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Discussão pública sobre alteração ao Plano de Urbanização de Viana do Castelo decorre até março

A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Depressão Leonardo mantém país sob alerta para cheias e inundações até quinta-feira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.