A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira instalou 28 novos computadores nos três centros escolares do concelho, num investimento a rondar os 30 mil euros. Objetivo passa por reforçar a excelência do ensino em contexto de sala de aula, contribuindo para um ambiente educacional mais dinâmico, acessível e alinhado com as demandas do mundo contemporâneo.
Consciente da fugacidade da evolução tecnológica, o material informático vai substituir o existente, que se encontrava obsoleto, não correspondendo às necessidades dos alunos e dos professores, uma vez que já contavam com quase 15 anos de funcionamento, desde a data de abertura dos centros escolares.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “trata-se de um investimento nas crianças e no futuro do concelho, através da transformação digital no ensino, uma tendência crescente nas escolas de todo o mundo”. Fruto de um trabalho de proximidade entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas, Rui Teixeira acredita que “associar a educação e a tecnologia pode beneficiar os alunos, com acesso a ferramentas mais eficientes e atuais, mas também os professores, que podem criar novas metodologias de ensino e possibilitar experiências mais personalizadas e interativas”.
A instalação de computadores mais modernos e, consequentemente, com melhor desempenho, enquadra-se na política municipal para uma educação de qualidade e equitativa nos três centros escolares – Norte, Cerveira e Covas. “Tem sido um contributo permanente, muito bem-sucedido, que queremos dar continuidade”, assegura o autarca cerveirense que visitou uma das salas de aula contempladas para se inteirar do impacto no dia a dia dos alunos.
De sublinhar que, à gratuitidade dos transportes escolares a todos os alunos do concelho até ao 12º ano, ao apoio nas refeições escolares e ao prolongamento de horário e atividades de enriquecimento curricular, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira oferece cadernos de atividades e as credenciais de acesso à Escola Virtual aos 930 alunos de todos os níveis de escolaridade (do 1º ano ao ensino secundário), num investimento municipal de cerca de 65 mil euros. Não obstante, ainda atribui 15 bolsas de estudo para alunos do ensino superior, numa prestação anual de 1500 euros.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.
Viana do Castelo vive hoje, sábado, 22 de novembro, o arranque de um fim de semana dedicado ao Enduro, com duas provas de nível nacional organizadas pelo Motoclube Foz do Lima, em parceria com a Federação de Motociclismo de Portugal e a Câmara Municipal.
Começa hoje, em Ponte de Lima, a XVI edição do Verde Noivos, evento que celebra a cultura, as tradições e o setor nupcial da região. Até amanhã, 23 de novembro, os visitantes podem conhecer as últimas tendências em casamentos, desfrutar de exposições e apresentações, e explorar um ambiente de inspiração para eventos especiais.
Hoje é o último dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo. O evento encerra com a apresentação de dois espetáculos de destaque.
O Auditório do Centro Paulo VI, em Darque, recebe hoje, às 14h00, a apresentação do Volume II do projeto “Incríveis Pessoas Comuns”, que pela primeira vez conta com quase duas dezenas de crianças, entre os 7 e os 14 anos, como co-autores.