Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira investe em computadores novos para centros escolares

13 Fevereiro, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira instalou 28 novos computadores nos três centros escolares do concelho, num investimento a rondar os 30 mil euros. Objetivo passa por reforçar a excelência do ensino em contexto de sala de aula, contribuindo para um ambiente educacional mais dinâmico, acessível e alinhado com as demandas do mundo contemporâneo.

Consciente da fugacidade da evolução tecnológica, o material informático vai substituir o existente, que se encontrava obsoleto, não correspondendo às necessidades dos alunos e dos professores, uma vez que já contavam com quase 15 anos de funcionamento, desde a data de abertura dos centros escolares.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “trata-se de um investimento nas crianças e no futuro do concelho, através da transformação digital no ensino, uma tendência crescente nas escolas de todo o mundo”. Fruto de um trabalho de proximidade entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas, Rui Teixeira acredita que “associar a educação e a tecnologia pode beneficiar os alunos, com acesso a ferramentas mais eficientes e atuais, mas também os professores, que podem criar novas metodologias de ensino e possibilitar experiências mais personalizadas e interativas”.

A instalação de computadores mais modernos e, consequentemente, com melhor desempenho, enquadra-se na política municipal para uma educação de qualidade e equitativa nos três centros escolares – Norte, Cerveira e Covas. “Tem sido um contributo permanente, muito bem-sucedido, que queremos dar continuidade”, assegura o autarca cerveirense que visitou uma das salas de aula contempladas para se inteirar do impacto no dia a dia dos alunos.

De sublinhar que, à gratuitidade dos transportes escolares a todos os alunos do concelho até ao 12º ano, ao apoio nas refeições escolares e ao prolongamento de horário e atividades de enriquecimento curricular, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira oferece cadernos de atividades e as credenciais de acesso à Escola Virtual aos 930 alunos de todos os níveis de escolaridade (do 1º ano ao ensino secundário), num investimento municipal de cerca de 65 mil euros. Não obstante, ainda atribui 15 bolsas de estudo para alunos do ensino superior, numa prestação anual de 1500 euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.