A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir cerca de 320 mil euros, ainda este ano e em 2027, para implementar investimentos estratégicos na recolha seletiva de resíduos urbanos.
O projeto, designado “Recolha Bio 2.0”, prevê a implementação de ecocentros móveis destinados à recolha de lâmpadas, pilhas, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos têxteis, vidro e papel não-embalagem, bem como de resíduos alimentares e verdes.
O investimento será cofinanciado a 85% pelo Programa Operacional Regional do NORTE 2030 e inclui a aquisição de equipamentos de contentorização, viaturas de recolha e compostores domésticos. Está ainda prevista a introdução de soluções tecnológicas para a digitalização e otimização da gestão de resíduos urbanos, bem como estudos de apoio à adoção de modelos do tipo poluidor-pagador.
Segundo a Câmara, estas medidas vão permitir criar uma rede de recolha seletiva moderna e eficiente, com impacto direto na melhoria do serviço prestado à população.
O presidente da Câmara, Rui Teixeira, destacou que a aprovação da candidatura “representa um passo decisivo na afirmação de Vila Nova de Cerveira como município ambientalmente responsável, alinhado com as metas nacionais e europeias para a gestão de resíduos”.
O autarca acrescentou que, com a concretização do projeto, o município estará mais próximo de atingir as metas do Horizonte 2030, respondendo a fragilidades atuais, como o subdimensionamento das redes de recolha seletiva, os baixos índices de reutilização e reciclagem e a elevada deposição de resíduos urbanos em aterro.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhou esta segunda-feira a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, numa visita ao Hospital de Santa Luzia, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). A iniciativa contou também com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, José Cardoso.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concursos públicos para obras de beneficiação e promoção da eficiência energética em três piscinas municipais: Atlântico, Barroselas e Frederico Pinheiro.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir cerca de 320 mil euros, ainda este ano e em 2027, para implementar investimentos estratégicos na recolha seletiva de resíduos urbanos.
A Câmara de Caminha lançou um novo regime de residências partilhadas destinado a pessoas em situação de isolamento, idosos dependentes ou cidadãos sem condições económicas para habitação adequada. A medida foi publicada no Diário da República.
As obras de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo, no local onde existiu o antigo prédio Coutinho, foram temporariamente interrompidas devido ao alargamento da área de escavações após a descoberta de achados arqueológicos.
O atleta Henrique Correia, do Viana Taurino Clube, continua a impressionar nas mesas de bilhar. No passado sábado, sagrou-se vencedor do 3.º Open de Snooker da Zona Viana/Braga/Porto, destacando-se pela consistência ofensiva e defensiva nas meias-finais e na final.
A Biblioteca Municipal de Valença vai receber nos próximos dias 4 e 5 de fevereiro a oficina “Brincar é Coisa Séria! – Oficina para brincar, criar e transformar a partir das peças LEGO”, uma iniciativa que pretende explorar o potencial pedagógico, criativo e expressivo destes brinquedos de construção em contextos educativos diversos.