Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira integra rede AR.C.H.ETHICS até 2025

11 Julho, 2023 | 16:31
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Castelo de Vila Nova de Cerveira vai ser apresentado, a nível europeu, como um caso de reflexão sobre o modo de encarar o futuro de um património que faz parte de uma comunidade, mas que acaba por servir apenas os interesses dos turistas.

Até dezembro de 2025, o Município de Vila Nova de Cerveira integra umas das 30 Redes de Planeamento de Ação do Programa Urbact – AR.C.H.ETHICS (Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European cities) -, cujo objetivo é colocar o património “dissonante” da União Europeia no centro da agenda de desenvolvimento local urbano, contribuindo para tornar as cidades/vilas mais atraentes e inclusivas.

A rede AR.C.H.ETHICS reúne nove municípios da União Europeia de diferentes dimensões que partilham da presença de um património dissonante desafiante e muito diversificado. Este património comum foi definido por historiadores, arquitetos e especialistas como “dissonante” por transmitir uma ligação problemática entre os elementos físicos (edifícios, ruas, praças, bairros, etc.) e o contexto histórico e político e os valores que os produziram no passado.

Cada parceiro do projeto identificou um “património desafiador” com o intuito de criar uma oportunidade para ativar laboratórios comunitários urbanos em torno do tema da identidade e valores comuns, utilizando a história como ferramenta para orientar as pessoas no presente a imaginar o futuro.

No caso de Vila Nova de Cerveira, o Castelo de Cerveira é o mote enquanto elemento central da comunidade

Segundo a autarquia, numa nota de imprensa, em conjunto com os principais atores da comunidade local, “a proposta é a de pensar e ativar novas dinâmicas inclusivas que equilibrem a adaptação à mudança, mantendo o sentido de pertença e a utilização deste monumento nacional, articulando uma nova reutilização com os valores históricos, relacionais e as características identitárias da comunidade local”.

“Partindo do pressuposto de que Vila Nova de Cerveira precisa de recuperar a relação social e restaurar a centralidade do Castelo na vida da comunidade dentro e fora das muralhas, bem como desenvolver conhecimentos holísticos sobre a gestão e reabilitação deste património fortificado, o desafio em cima da mesa é o de transformar o Castelo num espaço de participação dos jovens e da comunidade local”, esclareceu ainda o Município.

Além de Vila Nova de Cerveira, fazem ainda parte do projeto AR.C.H.ETHICS (Architecture, Citizenship, History and Ethics to shape Dissonant Heritage in European cities) o Município de Cesena (Itália), na qualidade de coordenador do projeto, e as cidades de Kazanlak (Bulgária), Cracóvia e Gdansk (Polónia), Bétera (Espanha), Leros (Grécia), Leipzig (Alemanha) e Permet (Albânia).

 

@Créditos Fotografia: Gilberto Coutinho

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Dezembro, 2025

Desilusões no desporto marcam abril de 2025 em Viana do Castelo

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.

Desporto 29 Dezembro, 2025

São Silvestre de Viana do Castelo vai mudar formato após edição recorde

A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.

Regional 29 Dezembro, 2025

Fogo controlado em Outeiro reforça prevenção de incêndios em Viana do Castelo

Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.

Regional 29 Dezembro, 2025

Paredes de Coura planta pomar escolar para preservar variedades fruteiras tradicionais

Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.

Nacional 29 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo na Bienal de Cerâmica de Aveiro

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.

Regional 29 Dezembro, 2025

Março de 2025 movimentado em Viana do Castelo

Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.

Regional 29 Dezembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém dois homens por furto e condução sob o efeito do álcool

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.