A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a preparar a edição 2024 da Festa da História. Mantendo a cronologia temática para proporcionar uma experiência o mais fiel possível à época em causa, e pela diversidade de hábitos e costumes, este ano o evento prossegue dedicado à "Era Viking" e alargado a cinco dias, de 14 a 18 de agosto.
Ano após ano, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira tem-se afirmado no roteiro nacional das Feiras Medievais. Assim, a expetativa mantém-se elevada e a autarquia cerveirense tem procurado introduzir elementos diferenciados e inovadores para que residentes e visitantes sejam surpreendidos.
Para a edição de 2024, mercadores, taberneiros, artesãos e associações interessados em participar podem submeter a sua candidatura, consultando as Normas de Participação específicas, entre esta quinta-feira, 30 de maio e o dia 14 de junho, junto dos Serviços Culturais da Câmara Municipal, através do email candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt ou do telefone: 251 70 80 20. A confirmação de seleção é dada a 21 de junho.
Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História’24 de Vila Nova de Cerveira decorre de 14 a 18 de agosto, nas ruas do centro histórico (Terreiro, César Maldonado, Rua Costa Pereira, Rua Costa Brava, Baluarte de Santa Cruz, Rua Dr. José Duro, Praça Alto Minho, Rua Queirós Ribeiro e Avenida dos Pescadores), com o seguinte horário de funcionamento do mercado:
Dia 14, quarta-feira: 18h00 – 24h00
Dia 15, quinta-feira: 10h00 – 24h00
Dia 16, sexta-feira: 10h00 – 24h00
Dia 17, sábado: 10h00 – 24h00
Dia 18, domingo: 10h00 – 23h00
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.