A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a preparar a edição 2024 da Festa da História. Mantendo a cronologia temática para proporcionar uma experiência o mais fiel possível à época em causa, e pela diversidade de hábitos e costumes, este ano o evento prossegue dedicado à "Era Viking" e alargado a cinco dias, de 14 a 18 de agosto.
Ano após ano, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira tem-se afirmado no roteiro nacional das Feiras Medievais. Assim, a expetativa mantém-se elevada e a autarquia cerveirense tem procurado introduzir elementos diferenciados e inovadores para que residentes e visitantes sejam surpreendidos.
Para a edição de 2024, mercadores, taberneiros, artesãos e associações interessados em participar podem submeter a sua candidatura, consultando as Normas de Participação específicas, entre esta quinta-feira, 30 de maio e o dia 14 de junho, junto dos Serviços Culturais da Câmara Municipal, através do email candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt ou do telefone: 251 70 80 20. A confirmação de seleção é dada a 21 de junho.
Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História’24 de Vila Nova de Cerveira decorre de 14 a 18 de agosto, nas ruas do centro histórico (Terreiro, César Maldonado, Rua Costa Pereira, Rua Costa Brava, Baluarte de Santa Cruz, Rua Dr. José Duro, Praça Alto Minho, Rua Queirós Ribeiro e Avenida dos Pescadores), com o seguinte horário de funcionamento do mercado:
Dia 14, quarta-feira: 18h00 – 24h00
Dia 15, quinta-feira: 10h00 – 24h00
Dia 16, sexta-feira: 10h00 – 24h00
Dia 17, sábado: 10h00 – 24h00
Dia 18, domingo: 10h00 – 23h00
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.