A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a preparar a edição 2024 da Festa da História. Mantendo a cronologia temática para proporcionar uma experiência o mais fiel possível à época em causa, e pela diversidade de hábitos e costumes, este ano o evento prossegue dedicado à "Era Viking" e alargado a cinco dias, de 14 a 18 de agosto.
Ano após ano, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira tem-se afirmado no roteiro nacional das Feiras Medievais. Assim, a expetativa mantém-se elevada e a autarquia cerveirense tem procurado introduzir elementos diferenciados e inovadores para que residentes e visitantes sejam surpreendidos.
Para a edição de 2024, mercadores, taberneiros, artesãos e associações interessados em participar podem submeter a sua candidatura, consultando as Normas de Participação específicas, entre esta quinta-feira, 30 de maio e o dia 14 de junho, junto dos Serviços Culturais da Câmara Municipal, através do email candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt ou do telefone: 251 70 80 20. A confirmação de seleção é dada a 21 de junho.
Com organização da Câmara Municipal e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História’24 de Vila Nova de Cerveira decorre de 14 a 18 de agosto, nas ruas do centro histórico (Terreiro, César Maldonado, Rua Costa Pereira, Rua Costa Brava, Baluarte de Santa Cruz, Rua Dr. José Duro, Praça Alto Minho, Rua Queirós Ribeiro e Avenida dos Pescadores), com o seguinte horário de funcionamento do mercado:
Dia 14, quarta-feira: 18h00 – 24h00
Dia 15, quinta-feira: 10h00 – 24h00
Dia 16, sexta-feira: 10h00 – 24h00
Dia 17, sábado: 10h00 – 24h00
Dia 18, domingo: 10h00 – 23h00
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.