Vila Nova de Cerveira dá mais um passo decisivo na afirmação do seu papel como território de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.
Esta sexta-feira, 27 de junho, vai ser inaugurado o Centro de Inovação de Cerveira (CIC), numa cerimónia que conta com a participação de representantes institucionais, empresariais e académicos, e com a formalização da entrada do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) como sócio da Associação promotora do projeto.
O Centro de Inovação de Cerveira nasce com uma visão clara: transformar Cerveira num polo dinâmico de inovação tecnológica e social, capaz de atrair talento, fixar empresas e gerar oportunidades. Através de seis pilares estratégicos, este centro pretende fomentar o empreendedorismo, promover a formação e qualificação, impulsionar parcerias com centros de saber e investigação, reforçar a cooperação institucional e territorial, dar visibilidade ao potencial económico do concelho e garantir uma comunicação transparente e orientada por resultados.
A presença do PIEP em Vila Nova de Cerveira representa um marco significativo na estratégia de desenvolvimento regional. Esta entidade de referência nacional e internacional em engenharia de materiais e inovação aplicada traz ao território competências científicas, tecnológicas e industriais, contribuindo para uma transição económica assente no conhecimento e na valorização das empresas locais.
A sessão de abertura está agendada para as 10h00 no Palco das Artes, seguindo-se a inauguração e visita das instalações do Centro de Inovação de Cerveira, localizado a escassos metros, no Largo das Oliveiras. Nesse momento, para além do ato de descerramento da placa de inauguração, está prevista a assinatura do protocolo de adesão do PIEP ao Centro de Inovação de Cerveira.
O Município de Vila Nova de Cerveira e os parceiros fundadores do CIC convidam a comunidade, os agentes económicos, instituições de ensino, centros de I&D e os media a marcarem presença nesta cerimónia que pretende projetar Cerveira como uma referência na inovação em Portugal e na Euro-região.
Desde o inicio do mês, Valença convida a mergulhar no prazer da leitura ao ar livre, com a abertura da Biblioteca de Jardim, instalada no Jardim Municipal. Este espaço estará em funcionamento diariamente, entre as 9h00 e as 18h00, até 31 de agosto.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento Territorial, realizou uma operação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional 305 (EN 305), nas imediações da Lagoa da Esturranha, no concelho de Viana do Castelo.
O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, é o convidado de honra para a abertura oficial da XVII Feira do Cavalo de Ponte de Lima.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo promove a 17 de julho o 27.º Concurso Gastronómico, dedicado, este ano, ao feijão tarreste, um produto agrícola local com forte ligação à tradição alimentar da região.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu no seu site um espaço para "agendamento de prorrogação de vistos".
Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.