Sob o mote "Territórios sem Fronteira – Trabalhar na Margem", a XI EDUCARTE - Educação Através da Arte desafia, mais uma vez, a comunidade escolar do concelho de Vila Nova de Cerveira a mergulhar no universo da criação artística, homenageando o Mestre José Rodrigues com a replicação de peças escultóricas coletivas.
De 16 de maio a 1 de junho, os jardins Chagny e Mestre José Rodrigues acolhem 24 esculturas de grandes dimensões, fruto do trabalho colaborativo entre alunos e professores do pré-escolar ao ensino secundário e Unisénior. A inauguração oficial decorre esta sexta-feira, 16 de maio, às 10h00, no Auditório Municipal.
Para esta edição, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Fundação Bienal de Arte de Cerveira propuseram uma maior envolvência da comunidade escolar em torno de uma reflexão sobre os conceitos de fronteira, explorando as suas dimensões geográfica, social, mental e política. Através desta proposta, os alunos dos vários níveis de ensino exploraram a relação entre estas formas geométricas simples, os elementos naturais e outras texturas do mundo natural, abordando os conceitos tão presentes nas obras do Mestre José Rodrigues.
Com o apoio de Ágata Rodrigues, filha do escultor e responsável pela Fundação José Rodrigues e pelo Convento de SanPayo, alunos e professores tiveram contacto direto com o percurso e legado do Mestre, através de encontros e visitas a algumas das suas obras públicas. A escolha das esculturas a replicar recaiu sobre duas peças emblemáticas de Vila Nova de Cerveira: ‘O Esforço’ (1982), instalada no Jardim Mestre José Rodrigues, e ‘Navegações’ (1996), localizada no Parque de Lazer do Castelinho.
Seguindo o exemplo do escultor, habituado a reciclar materiais e a procurar nas sucatas e estaleiros matéria-prima para as suas criações, as 24 estruturas foram executadas nos Estaleiros da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, com recurso a materiais já existentes. As peças de madeira foram pintadas com tinta dourada, bronze e preto, de forma a mimetizar os materiais utilizados pelo escultor José Rodrigues, sendo preenchidas com peças geométricas (quadrados, círculos, triângulos, cubos, pirâmides, etc.) combinadas com elementos naturais como ramos, pedras, folhas, ou elementos conectores, como cordas e/ou fios. No final da edição 2025 da EDUCARTE prevê-se a circulação dos trabalhos produzidos pelos alunos, culminando com a instalação nos espaços exteriores do Convento de San Payo.
Intercalada com a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a realização da EDUCARTE – Educação através da Arte é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, tendo como parceiros a Fundação Bienal de Arte de Cerveira, o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, a Associação Convento San Payo, a ETAP – Escola Profissional, Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, a Creche – Centro Social e Paroquial de Campos. Tem como objetivo aproximar alunos e professores das práticas artísticas, promovendo a literacia com e para as artes, estimulando a sua capacidade de observação, reflexão e sentido crítico, enquanto desenvolvem competências criativas, plásticas e técnicas na execução dos trabalhos.
Cada edição da EDUCARTE presta homenagem a um artista de renome. Em 2023 foi Zadok Ben-David, em 2025 é Mestre José Rodrigues, e em 2027 será a vez do escultor Robert Schad.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.