Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira: “Festa da Leitura’24” associa-se aos 50 anos do 25 de Abril

30 Março, 2024 | 16:20
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a celebrar a Festa da Leitura’24 ao longo do mês de abril. No total, são 25 sugestões de leitura, poesia, música, teatro, oficinas, encontro com escritores, exposições e duas feiras do livro (20 e 27 de abril), sendo que este ano há um enfoque particular na temática da liberdade, com o evento a associar-se ao 50º aniversário do 25 de Abril.

A abertura da Festa da Leitura’24 acontece no dia 2 de abril, de forma a comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil, com a atividade ‘Entardecer com Histórias’, numa sessão de contos tradicionais. Seguem-se dois sábados muito dedicados ao público infantojuvenil e familiar: o dia 6 de abril tem espetáculo para bebés – ‘A Cor do Limão’; Hora do Conto em Família com o “Pequeno Principezinho” de Saint-Exupéry, seguido de uma oficina; e a atividade ‘Dormir com os Livros’. No sábado 13 de abril está programado o Teatro de Fantoches A Meias ‘Maruxa’, de Eva Mejuto, em português e galego.

Para as duas últimas semanas de abril, as propostas são mais abrangentes, desafiando o público em geral a reflexões, a gargalhadas e a comemorar uma efeméride. Assim, o sábado 20 de abril arranca com a habitual Hora do Conto com duas sessões; seguem-se ao longo de todo o dia as ‘Oficinas: Abril Cravos Mil’ com as ações ‘Participa no Mural’, ‘Cria o teu Cravo’ e ‘Dá a Cara pela Liberdade: pinturas faciais’; durante a tarde realiza-se a palestra ‘Celebrar 50 Anos de Abril – Da Fotografia à Leitura’, com os Professores Doutores Luísa Magalhães e Cândido Oliveira Martins da Universidade Católica Portuguesa; culminando o dia com uma atuação musical da Tuna da Unisénior.

Na última semana de abril, no dia 26, recebe-se o humorista e contador de histórias Jorge Serafim, para uma sessão de contos ‘Histórias que regressam’, direcionada para os centros de dia e lares do concelho, e um serão de contos ‘Histórias para rir e pensar’ para o público em geral, ambas no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves. A Festa da Leitura’24 encerra a 27 de abril com mais uma sessão de Jorge Serafim ‘A Contar e a ler é que a gente se entende’; e as apresentações dos livros de Adelaide Graça “Daqui… vê-se o mundo”, e de Nuno Higino “Abril 25 Poemas”. Para as 17h30, dá-se um concerto de encerramento com a Academia de Música Fernandes Fão.

Pela importância da sensibilização e do estímulo para a prática da leitura, o público escolar tem um programa detalhado e adaptado aos diversos graus de ensino. As creches e pré-escolar têm duas sessões do espetáculo ‘A Cor do Limão’ (5 de abril), na Biblioteca Municipal, evocando-se a poesia de Luís de Camões, a música de Joaquim Coelho, a imagem de Mafalda Milhões e apresentação de Cristina Paiva e Fernando Ladeira, numa produção da Andante, Associação Artística; além do projeto ‘Caixa das Histórias’ visitar as creches e o ensino pré-escolar do concelho (16 a 19 de abril).

Privilegiando o contacto com autores, os ‘Encontros com Escritores’ nas Bibliotecas Escolares da Festa da Leitura’24 apresentam a escritora Adélia Carvalho, com sessões dirigidas ao pré-escolar e 1º ano (9 e 10 de abril); o escritor Bruno Matos vai falar com os alunos dos 2º, 3º e 4º anos (22 de abril); e a escritora Margarida Fonseca Santos terá uma sessão on-line para os alunos dos 7º e 8º anos (24 de abril). Já para os alunos do 9º ano e ensino secundário, o Município cerveirense convidou Diogo Piçarra para uma entrevista, performance musical e teatral, no âmbito do projeto “Os TvGas – V Séculos de Camões a Piçarra”, a decorrer no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves.

Para assinalar os ‘50 Anos de Abril’, a Biblioteca Municipal vai ter patente duas exposições muito singulares alusivas à temática da liberdade de expressão/censura. De 20 a 24 de abril, Cerveira acolhe a Exposição Itinerante “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário 2024”, numa criação do Plano Nacional das Artes, com propriedade da CIM Alto Minho. Mais alargada no tempo, 20 de abril a 31 de maio, vai estar a exposição bibliográfica “Biblioteca da Censura”, com a apresentação de obras apreendidas e proibidas durante o Estado Novo, com edições fac-similes de relatórios de censura, carimbos e selos, numa produção da Edições A Bela e o Monstro e do Jornal Público.

O programa na íntegra pode ser consultado aqui:

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre exige estratégia nacional para travar aumento “galopante” dos custos de resíduos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.

Cultura 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe 4ª edição do RE.VER dedicada à fotografia contemporânea

Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.

Regional 11 Dezembro, 2025

Valença destaca-se com dez Empresas Premiadas como PME Excelência 2024

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.

Regional 11 Dezembro, 2025

Operação da Polícia Judiciária no Norte resulta em detenções e apreensão de bens milionários

Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.

Regional 11 Dezembro, 2025

Alvarães: Primeiras 17 escrituras entregues legalizam bairro com mais de meio século

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.

Desporto 11 Dezembro, 2025

Município de Silves homenageia atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense

O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.

Regional 11 Dezembro, 2025

Detido suspeito de incêndio em habitação em Vila Nova de Cerveira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.