O Município de Vila Nova de Cerveira é um dos três finalistas do prémio BeActive Awards 2023 da Comissão Europeia, na categoria Across Generations, com o impacto do projeto In Common Sports 2018-2021 nas comunidades seniores das regiões europeias parceiras. O vencedor será conhecido no dia 23 de novembro, em Bruxelas.
A edição deste ano do ‘BeActive Awards’ contou com a formalização de mais de 100 candidaturas, distribuídas por quatro categorias (Education, Workplace, Local Heroe e Across Generations), demonstrando o crescente interesse de organizações em toda a Europa em divulgar os seus projetos que promovem o desporto e a atividade física através das gerações, na comunidade, na escola ou no local de trabalho.
Com a apresentação do In Common Sports 2018-2021, financiado pelo programa ERASMUS + Desporto, o Município de Vila Nova de Cerveira está nomeado para a categoria Across Generations, cujo objetivo é homenagear projetos que promovem o desporto intergeracional. O projeto, do qual o município cerveirense é coordenador, teve como principal desafio aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para exercício físico contínuo na população idosa e o impacto da iniciativa Olympics4all como motivação adicional para um estilo de vida ativo.
O consórcio de parceiros, que incluiu o Município de Vila Nova de Cerveira, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Município de Cesena, a Universidade de Vigo, o Município de Aksakovo e a associação Zöldpont, promoveu um conjunto de ações integradas, nomeadamente a partilha e divulgação de boas práticas, o estudo e a organização das competições desportivas com jogos adaptados para pessoas com 60 ou mais anos, e que foram disseminadas noutros territórios europeus que também visam implementar um estilo de vida saudável junto da população sénior.
Os dados obtidos permitiram conhecer os motivos que levam os idosos à prática de exercício físico, determinar o efeito do exercício físico na condição física e cognitiva dos seniores e verificar o nível motivacional associado à competição Olympics4all, já com oito edições, nomeadamente a prática regular de atividade física. O projeto In Common Sports 2018-2021 viria a demonstrar que a introdução da competição como fator motivacional, a par da socialização, foi um aspeto inovador e uma mais-valia para a promoção do desporto entre os idosos e para o aumento do seu nível de atividade física, que têm mantido elevadas taxas de participação dos idosos.
A cerimónia de entrega de prémios está agendada para o dia 23 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica.
A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.
O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.
O Club Lote 5 e a agência Timbre Cósmico promovem, no próximo dia 17 de janeiro, um mega evento que conjuga duas áreas, 5 DJ’s e um MC.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, recebe este sábado, às 21h30, um dos jogos mais aguardados dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num encontro que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
O Aquamuseu do Rio Minho abriu uma nova exposição dedicada à lampreia, espécie emblemática da região e valorizada na gastronomia minhota. “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho” estará em exibição até 31 de março.
O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou em dezembro passado as obras das residências académicas do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um investimento histórico superior a 20 milhões de euros que permitirá disponibilizar cerca de mil camas a estudantes já no ano letivo 2026/27.