O Município de Vila Nova de Cerveira é um dos três finalistas do prémio BeActive Awards 2023 da Comissão Europeia, na categoria Across Generations, com o impacto do projeto In Common Sports 2018-2021 nas comunidades seniores das regiões europeias parceiras. O vencedor será conhecido no dia 23 de novembro, em Bruxelas.
A edição deste ano do ‘BeActive Awards’ contou com a formalização de mais de 100 candidaturas, distribuídas por quatro categorias (Education, Workplace, Local Heroe e Across Generations), demonstrando o crescente interesse de organizações em toda a Europa em divulgar os seus projetos que promovem o desporto e a atividade física através das gerações, na comunidade, na escola ou no local de trabalho.
Com a apresentação do In Common Sports 2018-2021, financiado pelo programa ERASMUS + Desporto, o Município de Vila Nova de Cerveira está nomeado para a categoria Across Generations, cujo objetivo é homenagear projetos que promovem o desporto intergeracional. O projeto, do qual o município cerveirense é coordenador, teve como principal desafio aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para exercício físico contínuo na população idosa e o impacto da iniciativa Olympics4all como motivação adicional para um estilo de vida ativo.
O consórcio de parceiros, que incluiu o Município de Vila Nova de Cerveira, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Município de Cesena, a Universidade de Vigo, o Município de Aksakovo e a associação Zöldpont, promoveu um conjunto de ações integradas, nomeadamente a partilha e divulgação de boas práticas, o estudo e a organização das competições desportivas com jogos adaptados para pessoas com 60 ou mais anos, e que foram disseminadas noutros territórios europeus que também visam implementar um estilo de vida saudável junto da população sénior.
Os dados obtidos permitiram conhecer os motivos que levam os idosos à prática de exercício físico, determinar o efeito do exercício físico na condição física e cognitiva dos seniores e verificar o nível motivacional associado à competição Olympics4all, já com oito edições, nomeadamente a prática regular de atividade física. O projeto In Common Sports 2018-2021 viria a demonstrar que a introdução da competição como fator motivacional, a par da socialização, foi um aspeto inovador e uma mais-valia para a promoção do desporto entre os idosos e para o aumento do seu nível de atividade física, que têm mantido elevadas taxas de participação dos idosos.
A cerimónia de entrega de prémios está agendada para o dia 23 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica.
A realização da 27.ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, marcada para domingo, 25 de janeiro, vai implicar alterações significativas na circulação rodoviária e nos transportes públicos urbanos em Viana do Castelo ao longo do fim de semana.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou publicamente o seu apoio à candidatura de António José Seguro às eleições presidenciais, sublinhando que se trata de uma escolha assente na defesa da liberdade e da democracia.
Viana do Castelo vai implementar, a partir de fevereiro de 2026, um projeto experimental de hipoterapia destinado a crianças com Necessidades Educativas Específicas da EB 2,3 da Abelheira. A iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal, irá realizar-se nas instalações do centro hípico Viana Equestre e vai beneficiar 12 alunos divididos em dois grupos.
A Câmara Municipal aprovou o regulamento do Conselho Municipal Económico Estratégico, uma nova estrutura que visa colocar o concelho na linha da frente do desenvolvimento económico e empresarial. O documento segue agora para consulta pública, disponível no site do município e nos balcões de atendimento ao munícipe.
A Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo marcou presença, esta quinta-feira, na Câmara Municipal para a tradicional cantoria de Janeiras, oferecendo um momento de animação e música com vozes afinadas.
A Juventude Viana defronta hoje o OC Barcelos B, às 18h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, em jogo da 14.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, primeira da segunda volta.
O início do julgamento dos nove arguidos suspeitos de integrarem uma associação criminosa dedicada a assaltos a ourivesarias no Alto Minho ficou esta sexta-feira marcado por uma forte presença policial junto ao Tribunal de Viana do Castelo.