Cerca de 350 cerveirenses e amigos juntaram-se na capital portuguesa para comemorar mais um aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa. Momento de confraternização e de partilha, testemunhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas.
A entrega da Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre à Casa Cerveirense em Lisboa abrilhantou o 15º convívio (medalha atribuída no Dia do Município – 1 de outubro), com o Município de Vila Nova de Cerveira a reconhecer e valorizar o seu papel e ação no campo cultural e social. “Cada um de vós desempenha uma função muito importante e digna, a de embaixadores de Cerveira em Lisboa, fomentando o sentimento de pertença ao concelho, inclusive entre as gerações mais novas, preservando as tradições, a cultura e os valores da comunidade cerveirense”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.
Este convívio de 2024 acolheu conterrâneos residentes em Lisboa e mais de meia centena que se deslocou de Cerveira a Lisboa para um dia marcado pela festa e partilha. A boa-disposição entre os presentes foi evidente, com muitos momentos de conversa, complementados com a animação a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Minho.
A Casa Cerveirense foi fundada, a 29 de junho de 2009, por cerveirenses residentes em Lisboa, e desde então tem dinamizado diversas atividades anuais de cariz regionalista, em conjunto com a Associação das Casas Regionais em Lisboa, culminando com a organização de um convívio anual, convidando os conterrâneos para uma festa de reencontros.
O SC Vianense entrou com o pé direito na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer de forma clara e convincente o dérbi minhoto frente ao Valenciano, por 1-4, em Valença do Minho, na 1.ª eliminatória da prova rainha do futebol português.
De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.