Cerca de 350 cerveirenses e amigos juntaram-se na capital portuguesa para comemorar mais um aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa. Momento de confraternização e de partilha, testemunhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas.
A entrega da Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre à Casa Cerveirense em Lisboa abrilhantou o 15º convívio (medalha atribuída no Dia do Município – 1 de outubro), com o Município de Vila Nova de Cerveira a reconhecer e valorizar o seu papel e ação no campo cultural e social. “Cada um de vós desempenha uma função muito importante e digna, a de embaixadores de Cerveira em Lisboa, fomentando o sentimento de pertença ao concelho, inclusive entre as gerações mais novas, preservando as tradições, a cultura e os valores da comunidade cerveirense”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.
Este convívio de 2024 acolheu conterrâneos residentes em Lisboa e mais de meia centena que se deslocou de Cerveira a Lisboa para um dia marcado pela festa e partilha. A boa-disposição entre os presentes foi evidente, com muitos momentos de conversa, complementados com a animação a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Minho.
A Casa Cerveirense foi fundada, a 29 de junho de 2009, por cerveirenses residentes em Lisboa, e desde então tem dinamizado diversas atividades anuais de cariz regionalista, em conjunto com a Associação das Casas Regionais em Lisboa, culminando com a organização de um convívio anual, convidando os conterrâneos para uma festa de reencontros.
É hoje que Valença se transforma no paraíso dos chocólatras. A partir das 14h00, as portas da Fortaleza de Chocolate abrem-se para 11 dias de pura magia, aromas irresistíveis de cacau e uma tentação irresistível para miúdos e graúdos. O evento prolonga-se até 8 de dezembro e promete fazer as delícias de todos os visitantes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou uma ação de formação especializada dirigida aos operadores da nova máquina de rastos recentemente adquirida ao abrigo do PRR – Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos.
Um grupo de moradores da freguesia de Santa Marta de Portuzelo contestou na terça-feira, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, a cerca de 100 metros de habitações.
O poder dos afetos e da empatia volta a reunir três antigos estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) com a apresentação do seu mais recente projeto artístico: Amizades inesperadas. O livro, que integra texto, música e ilustração, será oficialmente apresentado esta sexta-feira, às 21h30, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
A cidade de Valença inaugura esta sexta-feira, 28 de novembro, às 18h00, a época natalícia com o tradicional acender das luzes de Natal. O evento terá lugar no Jardim Municipal, onde o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e vereadores darão início ao espetáculo luminoso que promete iluminar a cidade até 6 de janeiro.
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, uma das principais artérias de Viana do Castelo, vai estar condicionada ao trânsito durante grande parte de dezembro e início de janeiro para acolher o Mercado de Natal. A decisão foi aprovada esta terça-feira em reunião de Câmara, com votos contra dos vereadores do PSD/CDS-PP e o apoio do Chega.
O Banco Alimentar Contra a Fome volta a promover, nos dias 29 e 30 de novembro, a sua grande campanha nacional de recolha de alimentos, e o Banco Alimentar de Viana do Castelo prepara-se para mobilizar dezenas de voluntários em várias superfícies comerciais do distrito.