Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira “Educa para o Risco”

28 Março, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Recorrendo à velha máxima de que a brincar também se aprende (e muito), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, esteve, esta semana, um dia em cada centro escolar do concelho a dinamizar diversas atividades didáticas em torno da promoção do conceito de risco no âmbito da Proteção Civil, desenvolvendo uma cultura de segurança.

Inseridas nas comemorações municipais da Proteção Civil, esta ação contou com a parceria da GNR, Bombeiros Voluntários, Polícia Marítima e Equipa de Sapadores Florestais 20-111.

Cerca de 550 crianças, do ensino pré-escolar ao 1º ciclo, foram desafiadas a brincar sobre o conceito e intervenção da Proteção Civil, nas mais diversas áreas, estimulando a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção para o conceito de ‘Educar para o Risco’. Para a Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, “a segurança é uma matéria que nunca deve ser descurada, pelo que o município cerveirense pretende assegurar que, desde muito novos, todos sejam capazes de entender as regras de segurança, adotar comportamentos que evitem ou diminuam o risco – naturais, tecnológicos e mistos – e percebam a importância e a forma de atuação dos agentes de proteção civil”.

Assim, todos tiveram a oportunidade de experimentar cada um dos cinco jogos temáticos, adquiridos pela autarquia cerveirense, a maioria de grandes dimensões para as crianças circularem em cima deles, para além de questionar os agentes de proteção civil presentes e que articularam cada desafio:

  • Dinamizado pelos Bombeiros Voluntários, o ‘Mais Heróis – A Incrível Missão de Salvar’ é um jogo de tabuleiro que procura, de forma lúdica e divertida, responder a desafios relacionados com os primeiros socorros, respondendo a questões de como agir em determinada situação; o que fazer; o que está correto e o que não se deve fazer.
  • A GNR teve à sua responsabilidade o ‘Cidade Segura’, que incentiva o desenvolvimento de práticas de cidadania para uma cultura de segurança rodoviária.
  • Depois, a Polícia Marítima promoveu o ‘Praia Segura’, um jogo para a sensibilização das crianças em relação à segurança na praia, desde o cuidado com o sol e a pele até ao comportamento seguro ao tomar banho no mar.
  • Já o Serviço Municipal de Proteção Civil teve a seu cargo o ‘Kit de Emergência’, um jogo de memória que visa fomentar a ideia da criação de um kit de emergência, desde a importância á sua constituição;
  • E os Sapadores Florestais apresentaram o ‘Agentes de Proteção Civil’, no qual as crianças eram desafiadas a fazer um puzzle e a identificar os agentes de proteção civil.

Pela sua essência de consciencialização e compromisso ambiental junto da comunidade escolar, estas atividades com os jogos temáticos integram a operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.