Recorrendo à velha máxima de que a brincar também se aprende (e muito), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, esteve, esta semana, um dia em cada centro escolar do concelho a dinamizar diversas atividades didáticas em torno da promoção do conceito de risco no âmbito da Proteção Civil, desenvolvendo uma cultura de segurança.
Inseridas nas comemorações municipais da Proteção Civil, esta ação contou com a parceria da GNR, Bombeiros Voluntários, Polícia Marítima e Equipa de Sapadores Florestais 20-111.
Cerca de 550 crianças, do ensino pré-escolar ao 1º ciclo, foram desafiadas a brincar sobre o conceito e intervenção da Proteção Civil, nas mais diversas áreas, estimulando a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção para o conceito de ‘Educar para o Risco’. Para a Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, “a segurança é uma matéria que nunca deve ser descurada, pelo que o município cerveirense pretende assegurar que, desde muito novos, todos sejam capazes de entender as regras de segurança, adotar comportamentos que evitem ou diminuam o risco – naturais, tecnológicos e mistos – e percebam a importância e a forma de atuação dos agentes de proteção civil”.
Assim, todos tiveram a oportunidade de experimentar cada um dos cinco jogos temáticos, adquiridos pela autarquia cerveirense, a maioria de grandes dimensões para as crianças circularem em cima deles, para além de questionar os agentes de proteção civil presentes e que articularam cada desafio:
Pela sua essência de consciencialização e compromisso ambiental junto da comunidade escolar, estas atividades com os jogos temáticos integram a operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.