Recorrendo à velha máxima de que a brincar também se aprende (e muito), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, esteve, esta semana, um dia em cada centro escolar do concelho a dinamizar diversas atividades didáticas em torno da promoção do conceito de risco no âmbito da Proteção Civil, desenvolvendo uma cultura de segurança.
Inseridas nas comemorações municipais da Proteção Civil, esta ação contou com a parceria da GNR, Bombeiros Voluntários, Polícia Marítima e Equipa de Sapadores Florestais 20-111.
Cerca de 550 crianças, do ensino pré-escolar ao 1º ciclo, foram desafiadas a brincar sobre o conceito e intervenção da Proteção Civil, nas mais diversas áreas, estimulando a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção para o conceito de ‘Educar para o Risco’. Para a Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, “a segurança é uma matéria que nunca deve ser descurada, pelo que o município cerveirense pretende assegurar que, desde muito novos, todos sejam capazes de entender as regras de segurança, adotar comportamentos que evitem ou diminuam o risco – naturais, tecnológicos e mistos – e percebam a importância e a forma de atuação dos agentes de proteção civil”.
Assim, todos tiveram a oportunidade de experimentar cada um dos cinco jogos temáticos, adquiridos pela autarquia cerveirense, a maioria de grandes dimensões para as crianças circularem em cima deles, para além de questionar os agentes de proteção civil presentes e que articularam cada desafio:
Pela sua essência de consciencialização e compromisso ambiental junto da comunidade escolar, estas atividades com os jogos temáticos integram a operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, pediu desculpa esta terça-feira às moradoras da Estrada de Santa Luzia pelo atraso na requalificação de um troço de cerca de 230 metros daquela via.