Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira “Educa para o Risco”

28 Março, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Recorrendo à velha máxima de que a brincar também se aprende (e muito), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, esteve, esta semana, um dia em cada centro escolar do concelho a dinamizar diversas atividades didáticas em torno da promoção do conceito de risco no âmbito da Proteção Civil, desenvolvendo uma cultura de segurança.

Inseridas nas comemorações municipais da Proteção Civil, esta ação contou com a parceria da GNR, Bombeiros Voluntários, Polícia Marítima e Equipa de Sapadores Florestais 20-111.

Cerca de 550 crianças, do ensino pré-escolar ao 1º ciclo, foram desafiadas a brincar sobre o conceito e intervenção da Proteção Civil, nas mais diversas áreas, estimulando a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção para o conceito de ‘Educar para o Risco’. Para a Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, “a segurança é uma matéria que nunca deve ser descurada, pelo que o município cerveirense pretende assegurar que, desde muito novos, todos sejam capazes de entender as regras de segurança, adotar comportamentos que evitem ou diminuam o risco – naturais, tecnológicos e mistos – e percebam a importância e a forma de atuação dos agentes de proteção civil”.

Assim, todos tiveram a oportunidade de experimentar cada um dos cinco jogos temáticos, adquiridos pela autarquia cerveirense, a maioria de grandes dimensões para as crianças circularem em cima deles, para além de questionar os agentes de proteção civil presentes e que articularam cada desafio:

  • Dinamizado pelos Bombeiros Voluntários, o ‘Mais Heróis – A Incrível Missão de Salvar’ é um jogo de tabuleiro que procura, de forma lúdica e divertida, responder a desafios relacionados com os primeiros socorros, respondendo a questões de como agir em determinada situação; o que fazer; o que está correto e o que não se deve fazer.
  • A GNR teve à sua responsabilidade o ‘Cidade Segura’, que incentiva o desenvolvimento de práticas de cidadania para uma cultura de segurança rodoviária.
  • Depois, a Polícia Marítima promoveu o ‘Praia Segura’, um jogo para a sensibilização das crianças em relação à segurança na praia, desde o cuidado com o sol e a pele até ao comportamento seguro ao tomar banho no mar.
  • Já o Serviço Municipal de Proteção Civil teve a seu cargo o ‘Kit de Emergência’, um jogo de memória que visa fomentar a ideia da criação de um kit de emergência, desde a importância á sua constituição;
  • E os Sapadores Florestais apresentaram o ‘Agentes de Proteção Civil’, no qual as crianças eram desafiadas a fazer um puzzle e a identificar os agentes de proteção civil.

Pela sua essência de consciencialização e compromisso ambiental junto da comunidade escolar, estas atividades com os jogos temáticos integram a operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2026

Criança de 9 anos desaparecida em Arcos de Valdevez é encontrada em segurança

Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.

Nacional 30 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.

Cultura 30 Janeiro, 2026

Oficinas e baile folk marcam regresso da Festa da Dança a Viana do Castelo

A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.

Regional 30 Janeiro, 2026

Vila Nova de Cerveira celebra Carnaval com desfile escolar dedicado às “Culturas pelo Mundo”

Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Música 30 Janeiro, 2026

Paredes de Coura volta a dançar com o VirA Coura

A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.

Desporto 30 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Casa do Povo de Freixo na Liga Feminina Placard

Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.

Regional 30 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa troço da Ecopista do Rio Minho intransitável

O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.