A partir de agora, o concelho de Vila Nova de Cerveira passa a estar também equipado com um clube de padel "Quinta de São Gonçalo - Clube de Padel". Localizado na freguesia de Loivo, o investimento privado contou com o apoio do Turismo de Portugal.
Rui Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, visitou o espaço e reforçou que a existência da iniciativa de foro privado veio colmatar as necessidades em algumas áreas que a autarquia não pode intervir e que este é “um investimento que se enquadra na estratégia municipal de tornar o concelho de Vila Nova de Cerveira mais dinâmico, ativo e jovem. Aqui converge desporto e turismo, numa envolvente natural singular para uma modalidade em crescimento que conjuga exercício físico e convívio. Um pacote perfeito”.
O presidente da Câmara afirmou ainda que “tem havido uma grande procura de investimentos para Vila Nova de Cerveira, revelador das enormes potencialidades do concelho, pelo que o Município tem de saber aproveitar, criando as condições necessárias, com o intuito final de fixar pessoas e atrair turistas”.
Este é o primeiro Clube de Padel de Vila Nova de Cerveira e tem a particularidade de estar enquadrado num cenário de beleza natural, junto ao Ribeiro de São Gonçalo, “o que não é muito comum nos espaços de padel que são maioritariamente em edifícios de betão ou em armazéns”, assegurou uma das sócias-gerentes, Teresa Rodrigues. “É uma modalidade com muitos aficionados, e esta região necessitava de ter um espaço destes, pela localização geoestratégica Galiza-Norte de Portugal. O padel começa por se conhecer e depois ficar viciado, porque para além da prática desportiva, tem uma vertente de convívio muito forte”, disse.
O espaço tem dois campos de padel, com uma capacidade máxima de oito jogadores, havendo já perspetivas de ampliação num futuro muito próximo.

A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.