Já estão concluídos os trabalhos de florestação e aproveitamento de regeneração natural, em cerca de 30ha no Chão de Vilar, na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.
Executada pela Câmara Municipal, a operação do Plano de Gestão Florestal da Unidade de Gestão Florestal Quinta das Mineirinhas resultou de uma candidatura ao PDR 2020, num investimento total de 120 mil euros, comparticipado em 101 mil euros.
Com localização centralizada, a menos de 2kms do centro da vila, o solo intervencionado estava dominado por matos, pelo que o objetivo desta intervenção incidiu numa limpeza florestal, aproveitando as folhosas existentes e adensando plantação de povoamentos florestais nas zonas onde eram escassas, com recurso a espécies como carvalhos, castanheiros, nogueiras bravas, freixos e cupressus. A reabilitação dos ecossistemas florestais, através de arborizações em descontinuidade, contribui para a minimização do risco de incêndio e redução de pragas e doenças, protegendo os valores fundamentais do solo e água e melhorando a qualidade paisagística dos espaços florestais.
Com uma duração de 17 anos (até 2039), o Plano de Gestão Florestal da Unidade Florestal da Quinta das Mineirinhas apresenta-se como um instrumento de administração de espaços florestais, com um conjunto de medidas, ações, operações e técnicas silvícolas que, ao serem implementadas, permitirão a esta unidade florestal convergir para os objetivos gerais do Programa Regional de Ordenamento Florestal Entre Douro e Minho (PROF EDM) e para a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030.
À limpeza e desmatação referida, a operação incluiu ainda a beneficiação de 6.2km de rede viária florestal dentro da área do projeto.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.