Vila Nova de Cerveira vai ter, a partir de sexta-feira, um centro multimédia de tecnologia e lazer de acesso livre destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.
O Espaço Juventude Sem Fronteiras fica localizado na Biblioteca Municipal e disponibiliza acesso a plataformas ‘streaming’ e a videojogos de ‘PlayStation’, bem como a equipamentos de som para atividades dinamizadas por jovens (teatro, música…), “contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e expressão de criatividade”, esclarece, em comunicado, aquele município do distrito de Viana do Castelo.
“Num ambiente dinâmico, o objetivo é proporcionar momentos de convívio através da exploração de interesses comuns nesta faixa etária”, descreve a autarquia.
De acordo com a câmara, o centro multimédia moderno “oferece acesso livre a tecnologia avançada, conteúdos culturais e atividades de lazer, promovendo a igualdade digital e a integração dos jovens da Eurocidade Cerveira-Tomiño”.
“Mais do que um espaço, este projeto reforça a cooperação transfronteiriça, incentivando o convívio, a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de novas competências, independentemente das condições económicas ou académicas”, refere.
Ao frequentarem o centro de convívio multimédia, “os jovens também têm acesso aos recursos da biblioteca, como livros, computadores e atividades educativas, complementando as oportunidades oferecidas e promovendo um ambiente de aprendizagem contínua”, acrescenta.
De acordo com a autarquia, o Espaço Juventude Sem Fronteiras “assume-se como um ponto de encontro e de partilha para jovens de Cerveira e de Tomiño”, permitindo “atividades como concertos, torneios de videojogos ou visualização de conteúdos ‘streaming’, de forma a envolver jovens de ambos os lados da fronteira, reforçando os laços comunitários e promovendo a igualdade entre os dois países”.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, diz estar em causa “um espaço de novas oportunidades baseado nos três ‘is’ de inovação, inclusão e igualdade”.
Isto, “para uma faixa etária que precisa de estar constantemente a ser estimulada, não só para aprimorar competências técnicas, mas também incentivar à criatividade e à autoexpressão, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens”.
Rui Teixeira tem na juventude “uma das prioridades de intervenção municipal”, estando a “implementar novas ideias e abordagens de caráter lúdico-pedagógico, garantindo que todos os jovens tenham a oportunidade de participar”.
A iniciativa, enquadrada na operação Rede Gov Minho é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP.
A inauguração realiza-se na sexta-feira às 14h30.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.