Vila Nova de Cerveira vai ter, a partir de sexta-feira, um centro multimédia de tecnologia e lazer de acesso livre destinado aos jovens da eurocidade Cerveira – Tomiño.
O Espaço Juventude Sem Fronteiras fica localizado na Biblioteca Municipal e disponibiliza acesso a plataformas ‘streaming’ e a videojogos de ‘PlayStation’, bem como a equipamentos de som para atividades dinamizadas por jovens (teatro, música…), “contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e expressão de criatividade”, esclarece, em comunicado, aquele município do distrito de Viana do Castelo.
“Num ambiente dinâmico, o objetivo é proporcionar momentos de convívio através da exploração de interesses comuns nesta faixa etária”, descreve a autarquia.
De acordo com a câmara, o centro multimédia moderno “oferece acesso livre a tecnologia avançada, conteúdos culturais e atividades de lazer, promovendo a igualdade digital e a integração dos jovens da Eurocidade Cerveira-Tomiño”.
“Mais do que um espaço, este projeto reforça a cooperação transfronteiriça, incentivando o convívio, a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de novas competências, independentemente das condições económicas ou académicas”, refere.
Ao frequentarem o centro de convívio multimédia, “os jovens também têm acesso aos recursos da biblioteca, como livros, computadores e atividades educativas, complementando as oportunidades oferecidas e promovendo um ambiente de aprendizagem contínua”, acrescenta.
De acordo com a autarquia, o Espaço Juventude Sem Fronteiras “assume-se como um ponto de encontro e de partilha para jovens de Cerveira e de Tomiño”, permitindo “atividades como concertos, torneios de videojogos ou visualização de conteúdos ‘streaming’, de forma a envolver jovens de ambos os lados da fronteira, reforçando os laços comunitários e promovendo a igualdade entre os dois países”.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, diz estar em causa “um espaço de novas oportunidades baseado nos três ‘is’ de inovação, inclusão e igualdade”.
Isto, “para uma faixa etária que precisa de estar constantemente a ser estimulada, não só para aprimorar competências técnicas, mas também incentivar à criatividade e à autoexpressão, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens”.
Rui Teixeira tem na juventude “uma das prioridades de intervenção municipal”, estando a “implementar novas ideias e abordagens de caráter lúdico-pedagógico, garantindo que todos os jovens tenham a oportunidade de participar”.
A iniciativa, enquadrada na operação Rede Gov Minho é cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP.
A inauguração realiza-se na sexta-feira às 14h30.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.
O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
A seleção nacional de andebol garantiu esta terça-feira, 20 de janeiro, a qualificação para a Ronda Principal do Campeonato da Europa de 2026, depois de uma vitória histórica frente à anfitriã e tetracampeã mundial Dinamarca, por 31-29, na terceira jornada do Grupo B.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhou esta segunda-feira a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, numa visita ao Hospital de Santa Luzia, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). A iniciativa contou também com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, José Cardoso.