Vila Nova de Cerveira assinalou, na terça-feira, 1 de outubro, mais um Dia do Município agraciando 71 personalidades e entidades pela sua ação e contributo para a afirmação do concelho nas mais diversas áreas de atuação.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, a celebração dos 703 anos de Vila Nova de Cerveira deve ser encarada a “olhar para o futuro com esperança e determinação” e com o “compromisso de continuar a trabalhar para criar melhores condições de vida para todos os Cerveirenses, cuidando e valorizando o nosso território”.
“Hoje, ao olharmos para a nossa história, podemos sentir orgulho do caminho percorrido. A luta pela defesa do nosso território, a preservação da nossa identidade e a busca pela melhoria das condições de vida têm sido constantes ao longo dos séculos. Vila Nova de Cerveira é um exemplo de como a determinação e a união podem levar ao progresso”, começou por dizer Rui Teixeira perante um auditório lotado do Palco das Artes.
O discurso da sessão solene do autarca cerveirense ficou ainda pautado pela garantia de trabalho em prol de “uma estratégia que promova a fixação da população, atraia investimento e valorize o nosso território”. “Acreditamos que o futuro de Vila Nova de Cerveira reside na capacidade de todos nós nos unirmos em torno de um objetivo comum: construir uma comunidade mais forte, mais inclusiva e mais sustentável. Para isso, é fundamental que todos os Cerveirenses se envolvam nas questões da sua terra, participando ativamente na vida comunitária”.
Rui Teixeira enunciou algumas iniciativas já implementadas com o objetivo de incentivar a participação da população, nomeadamente o projeto de descentralização das reuniões de Câmara e o projeto europeu Archethics, através do qual foram criados grupos com a participação da sociedade civil e instituições locais e nacionais para debater o futuro e importância do Castelo.
Não obstante, também foi elencado o trabalho já desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em várias áreas para garantir um desenvolvimento sustentável e inclusivo, nomeadamente na educação e na cultura, pilares fundamentais para o desenvolvimento da comunidade. “Estamos a trabalhar para garantir que as nossas escolas ofereçam as melhores condições de ensino e aprendizagem. A requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira e melhoria dos demais estabelecimentos em Covas, Campos e Cerveira são um exemplo do nosso compromisso nesta área. Investimos na melhoria das infraestruturas, na formação dos docentes e na promoção de atividades que estimulem o conhecimento e a criatividade dos nossos jovens”, explicou Rui Teixeira, acrescentando: “e a 23a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorreu recentemente, é um exemplo do nosso investimento na promoção da cultura e da arte. Este evento não só enriquece a oferta cultural da nossa região, mas também atrai visitantes e dinamiza a economia local”.
Fazendo uma retrospetiva da ação do executivo municipal ao longo do último ano, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira abordou ainda as políticas que visam a proteção do ambiente e a promoção da sustentabilidade, através da instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis; a aposta num futuro sustentável em termos económicos e sociais para Cerveira e os jovens Cerveirenses com a criação de um Centro de Inovação com empresas do tecido empresarial de Cerveira e a Universidade do Minho; o investimento na melhoria das infraestruturas e dos serviços públicos, “lutando por um bom sistema de transportes, o acesso a serviços de saúde de qualidade e a valorização do património histórico e cultural”; e ainda a vertente social, cujo objetivo “é garantir que ninguém fique para trás e que todos tenham acesso a condições de vida dignas. Estamos a trabalhar em parceria com diversas entidades para promover a inclusão social e combater as desigualdades”.
A comemoração dos 703 anos de atribuição da Carta do Foral do Rei D. Dinis a Vila Nova de Cerveira arrancou com o Hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional e do Hino de Cerveira, em frente ao edifício da Câmara Municipal, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira. Seguiu-se a Sessão Solene de Imposição de Medalhas Municipais e Menções Honrosas, com um grande enfoque no reconhecimento e valorização de Cerveirenses ligados à educação, ao desenvolvimento económico e ao desporto.
Durante a tarde decorreram as Cerimónias Oficiais de Comemoração do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade, culminando, com um Verde de Honra e partilha de Bolo do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo (Dia da Unidade), no Palco das Artes.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.