Vila Nova de Cerveira vai voltar a celebrar a gastronomia tradicional com sabor ao rio Minho. Ao longo do mês de maio, dez restaurantes do concelho vão passar a disponibilizar nos seus cardápios o “Debulho de Sável à Cerveirense”. O arranque da iniciativa acontece já amanhã, 30 de abril, com mais uma edição do Fim-de-Semana Gastronómico, com a dinamização de um workshop e degustação, em pleno Terreiro, desta iguaria.
Amanhã, a partir das 11h00, os apreciadores do Debulho de Sável vão poder aprender alguns dos segredos da receita tradicional, com dois membros da recém-criada Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, bem como perceber que sugestões inovadoras se podem imputar ao prato, de forma a cativar o público mais jovem, com a presença do chef Francisco Jr. Oliveira Ferreira acompanhado do subchef Diogo Sousa Moreira.
De acordo com a autarquia, o momento gastronómico será ainda abrilhantado com a atuação dos Cavaquinhos de Lovelhe, além de toda uma envolvência florida e colorida, com a exposição de as maias, nas janelas, portas e varandas de habitações particulares e estabelecimentos comerciais, uma tradição secular para dar as boas-vindas à primavera.
“Mais do que um prato genuíno e inconfundível, esta iguaria tem uma forte componente histórica e identitária relacionada com a atividade piscatória sazonal, entre março e meados de maio. Segundo reza a história, em Vila Nova de Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas eram as menos apetecíveis, mas com arte e engenho, criou-se o debulho de sável, como forma de aproveitar essas partes menos nobres do peixe”, recordou ainda o Município de Vila Nova de Cerveira.
Ao longo do mês de maio, a receita estará disponível nos seguintes restaurantes: Abrigo das Andorinhas; Adega Real; Cantinho dos Amigos ; Dom Júlio; Casa Lau; Central; Costa Verde; Glutão; Lavrador e Luso Galaico.

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.