Vila Nova de Cerveira vai voltar a celebrar a gastronomia tradicional com sabor ao rio Minho. Ao longo do mês de maio, dez restaurantes do concelho vão passar a disponibilizar nos seus cardápios o “Debulho de Sável à Cerveirense”. O arranque da iniciativa acontece já amanhã, 30 de abril, com mais uma edição do Fim-de-Semana Gastronómico, com a dinamização de um workshop e degustação, em pleno Terreiro, desta iguaria.
Amanhã, a partir das 11h00, os apreciadores do Debulho de Sável vão poder aprender alguns dos segredos da receita tradicional, com dois membros da recém-criada Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, bem como perceber que sugestões inovadoras se podem imputar ao prato, de forma a cativar o público mais jovem, com a presença do chef Francisco Jr. Oliveira Ferreira acompanhado do subchef Diogo Sousa Moreira.
De acordo com a autarquia, o momento gastronómico será ainda abrilhantado com a atuação dos Cavaquinhos de Lovelhe, além de toda uma envolvência florida e colorida, com a exposição de as maias, nas janelas, portas e varandas de habitações particulares e estabelecimentos comerciais, uma tradição secular para dar as boas-vindas à primavera.
“Mais do que um prato genuíno e inconfundível, esta iguaria tem uma forte componente histórica e identitária relacionada com a atividade piscatória sazonal, entre março e meados de maio. Segundo reza a história, em Vila Nova de Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas eram as menos apetecíveis, mas com arte e engenho, criou-se o debulho de sável, como forma de aproveitar essas partes menos nobres do peixe”, recordou ainda o Município de Vila Nova de Cerveira.
Ao longo do mês de maio, a receita estará disponível nos seguintes restaurantes: Abrigo das Andorinhas; Adega Real; Cantinho dos Amigos ; Dom Júlio; Casa Lau; Central; Costa Verde; Glutão; Lavrador e Luso Galaico.

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.