Vila Nova de Cerveira vai voltar a celebrar a gastronomia tradicional com sabor ao rio Minho. Ao longo do mês de maio, dez restaurantes do concelho vão passar a disponibilizar nos seus cardápios o “Debulho de Sável à Cerveirense”. O arranque da iniciativa acontece já amanhã, 30 de abril, com mais uma edição do Fim-de-Semana Gastronómico, com a dinamização de um workshop e degustação, em pleno Terreiro, desta iguaria.
Amanhã, a partir das 11h00, os apreciadores do Debulho de Sável vão poder aprender alguns dos segredos da receita tradicional, com dois membros da recém-criada Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, bem como perceber que sugestões inovadoras se podem imputar ao prato, de forma a cativar o público mais jovem, com a presença do chef Francisco Jr. Oliveira Ferreira acompanhado do subchef Diogo Sousa Moreira.
De acordo com a autarquia, o momento gastronómico será ainda abrilhantado com a atuação dos Cavaquinhos de Lovelhe, além de toda uma envolvência florida e colorida, com a exposição de as maias, nas janelas, portas e varandas de habitações particulares e estabelecimentos comerciais, uma tradição secular para dar as boas-vindas à primavera.
“Mais do que um prato genuíno e inconfundível, esta iguaria tem uma forte componente histórica e identitária relacionada com a atividade piscatória sazonal, entre março e meados de maio. Segundo reza a história, em Vila Nova de Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas eram as menos apetecíveis, mas com arte e engenho, criou-se o debulho de sável, como forma de aproveitar essas partes menos nobres do peixe”, recordou ainda o Município de Vila Nova de Cerveira.
Ao longo do mês de maio, a receita estará disponível nos seguintes restaurantes: Abrigo das Andorinhas; Adega Real; Cantinho dos Amigos ; Dom Júlio; Casa Lau; Central; Costa Verde; Glutão; Lavrador e Luso Galaico.

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.