Vila Nova de Cerveira vai voltar a celebrar a gastronomia tradicional com sabor ao rio Minho. Ao longo do mês de maio, dez restaurantes do concelho vão passar a disponibilizar nos seus cardápios o “Debulho de Sável à Cerveirense”. O arranque da iniciativa acontece já amanhã, 30 de abril, com mais uma edição do Fim-de-Semana Gastronómico, com a dinamização de um workshop e degustação, em pleno Terreiro, desta iguaria.
Amanhã, a partir das 11h00, os apreciadores do Debulho de Sável vão poder aprender alguns dos segredos da receita tradicional, com dois membros da recém-criada Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, bem como perceber que sugestões inovadoras se podem imputar ao prato, de forma a cativar o público mais jovem, com a presença do chef Francisco Jr. Oliveira Ferreira acompanhado do subchef Diogo Sousa Moreira.
De acordo com a autarquia, o momento gastronómico será ainda abrilhantado com a atuação dos Cavaquinhos de Lovelhe, além de toda uma envolvência florida e colorida, com a exposição de as maias, nas janelas, portas e varandas de habitações particulares e estabelecimentos comerciais, uma tradição secular para dar as boas-vindas à primavera.
“Mais do que um prato genuíno e inconfundível, esta iguaria tem uma forte componente histórica e identitária relacionada com a atividade piscatória sazonal, entre março e meados de maio. Segundo reza a história, em Vila Nova de Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas eram as menos apetecíveis, mas com arte e engenho, criou-se o debulho de sável, como forma de aproveitar essas partes menos nobres do peixe”, recordou ainda o Município de Vila Nova de Cerveira.
Ao longo do mês de maio, a receita estará disponível nos seguintes restaurantes: Abrigo das Andorinhas; Adega Real; Cantinho dos Amigos ; Dom Júlio; Casa Lau; Central; Costa Verde; Glutão; Lavrador e Luso Galaico.

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.