Vila Nova de Cerveira vai voltar a celebrar a gastronomia tradicional com sabor ao rio Minho. Ao longo do mês de maio, dez restaurantes do concelho vão passar a disponibilizar nos seus cardápios o “Debulho de Sável à Cerveirense”. O arranque da iniciativa acontece já amanhã, 30 de abril, com mais uma edição do Fim-de-Semana Gastronómico, com a dinamização de um workshop e degustação, em pleno Terreiro, desta iguaria.
Amanhã, a partir das 11h00, os apreciadores do Debulho de Sável vão poder aprender alguns dos segredos da receita tradicional, com dois membros da recém-criada Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, bem como perceber que sugestões inovadoras se podem imputar ao prato, de forma a cativar o público mais jovem, com a presença do chef Francisco Jr. Oliveira Ferreira acompanhado do subchef Diogo Sousa Moreira.
De acordo com a autarquia, o momento gastronómico será ainda abrilhantado com a atuação dos Cavaquinhos de Lovelhe, além de toda uma envolvência florida e colorida, com a exposição de as maias, nas janelas, portas e varandas de habitações particulares e estabelecimentos comerciais, uma tradição secular para dar as boas-vindas à primavera.
“Mais do que um prato genuíno e inconfundível, esta iguaria tem uma forte componente histórica e identitária relacionada com a atividade piscatória sazonal, entre março e meados de maio. Segundo reza a história, em Vila Nova de Cerveira, os homens pescavam o sável e as mulheres encarregavam-se de o vender de porta em porta. A cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas eram as menos apetecíveis, mas com arte e engenho, criou-se o debulho de sável, como forma de aproveitar essas partes menos nobres do peixe”, recordou ainda o Município de Vila Nova de Cerveira.
Ao longo do mês de maio, a receita estará disponível nos seguintes restaurantes: Abrigo das Andorinhas; Adega Real; Cantinho dos Amigos ; Dom Júlio; Casa Lau; Central; Costa Verde; Glutão; Lavrador e Luso Galaico.

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.