Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas. Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.
Assim, abrindo as portas do recém-inaugurado Palco das Artes às cerca de 600 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, e aos 150 seniores das IPSS’s, Catarina Furtado e a sua equipa apresentam o espetáculo “Doce Gotinha – Uma Grande Viagem”.
À noite desse mesmo dia, 28 de maio, está agendada uma terceira sessão para o público em geral, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Também os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira e da ETAP de Cerveira, com o apoio da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia do concelho, vão apresentar uma instalação artística que ficará colocada à entrada do Palco das Artes. Trata-se de um jardim temático com uma forte ligação à história da Doce Gotinha, composto por 30 flores, minuciosamente elaboradas à mão, sendo que a maior tem 2 metros de altura. À cor, juntam-se também jogos de luz e de som para criar uma maior dinâmica.
Porque se “uma gota é só uma gota, muitas gotas o que serão?”, é questionado nesta história que conta com a narração de Catarina Furtado e José Pedro Gil e ainda com Emanuel de Andrade no piano, acompanhado com animações de Vanessa Caeiro.
O projeto pedagógico apresentado em palco conta o ciclo da água, vivido através da perspetiva de uma gota de chuva, desde que se prepara para cair da nuvem-mãe e ser chuva pela primeira vez, até ao seu regresso. Numa “viagem” por rios, represas e riachos, esta gota cruza-se com vários personagens, como uma andorinha, uma toupeira (abelhuda), uns castores (engenheiros), uma baleia, um malmequer e uma família pouco consciente dos seus gastos.

O espetáculo em sessão tripla é apresentado duas vezes para a comunidade escolar e IPSS’s do concelho (10h00 e 14h00), e uma para o público geral, com entrada livre (21h00).
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.