O Município de Vila Nova de Cerveira formalizou, esta segunda-feira, um protocolo de colaboração com o pólo de inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), da Universidade do Minho, para a criação do Centro de Inovação de Cerveira. O edifício vai ficar instalado próximo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).
Além do Centro de Inovação de Cerveira, o edifício albergará formação especializada, os serviços municipais do município e a segurança social.
Rui Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, explicou que o objetivo passa por captar investimento na área laboratorial e de investigação. “Com uma zona industrial tão vigorosa, corroborada pelos mais recentes indicadores da CCDR-N que coloca Vila Nova de Cerveira como o 15º concelho mais exportador da Região Norte, entre os 86 municípios, o objetivo não é atrair mais Indústria de mão de obra intensiva, pois a existente já é suficiente, mas antes captar investimento especializado, na vertente laboratorial e de investigação”, afirmou.
O autarca realçou ainda que esta parceria com a Universidade do Minho “é um primeiro passo para a criação do ansiado e necessário Centro de Inovação de Cerveira, no sentido de potenciar a capacidade de criação de conhecimento, assente na formação de recursos humanos mais qualificados, reforçando a intensidade tecnológica na produção de bens e serviços orientados para cadeias de valores globais e aproximando o sistema científico e tecnológico das atividades económicas, sociais e criativas”.
O Santa Luzia recebeu, este sábado, 1 de novembro, o SL Benfica, em jogo da 9.ª jornada da 1.ª fase da Liga Feminina Placard de Futsal, disputado no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo. Apesar da derrota (2-4), a equipa minhota deixou uma boa imagem, especialmente na segunda parte, frente ao líder invicto da competição.
Diz o ditado que “gato escaldado de água fria tem medo”. O ditado pode funcionar com os gatos, mas nem sempre funciona com as pessoas. E por isso, para dar uma ajuda a quem já sofreu um evento cardiovascular, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Novartis lançou a campanha “55 é a sua linha vermelha”.
A jovem futebolista Matilde Silva, natural de Viana do Castelo, deu um importante passo na sua carreira desportiva ao assinar contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica, integrando oficialmente o plantel Sub-15 feminino do clube encarnado.
O mês de novembro chega a Paredes de Coura com o sabor e o aconchego do tradicional “Cozido à Moda de Coura”, mas também com um vasto programa cultural que promete aquecer os dias frios de outono.
A Juventude Viana volta este sábado a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense recebe, no Pavilhão José Natário, o Famalicense AC, num encontro agendado para as 21h30, com transmissão em direto na Viana TV.
Ontem, dia em que o mundo celebra a cooperação entre comunidades e o compromisso com um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente, realizou-se a reunião do Steering Committee do Viana STARTS.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima inaugura no dia 3 de novembro a mostra documental “Livros com cheiro a Natal”, que estará aberta ao público até 25 de dezembro de 2025. A iniciativa pretende aproximar a comunidade da leitura e celebrar o espírito natalício através de uma seleção de obras que exploram diferentes universos literários.