A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove uma vasta e diversificada programação cultural para assinalar o 51.º aniversário do 25 de Abril, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização da memória histórica. De 24 a 26 de abril, a celebração faz-se com diferentes expressões artísticas - cinema, música, teatro e literatura. Entrada gratuita.
As comemorações da ‘Revolução dos Cravos’ em Cerveira arrancam, no dia 24, às 21h30, com o recente e inovador projeto municipal ‘Cinema no Palco’, e a estreia nacional do filme “Camarada Cunhal”. Assinalando os vinte anos da morte de Álvaro Cunhal, o realizador Sérgio Graciano propõe uma leitura cinematográfica de um dos momentos mais simbólicos da resistência política em Portugal: a fuga da prisão de Peniche. Esta estreia nacional também assinala o primeiro aniversário de portas abertas do Palco das Artes, vivenciado como um momento refundacional da vivência Democrática.
Para o dia 25 de abril estão agendadas as cerimónias protocolares nos Paços do Concelho, a partir das 09h30, com a saudação ao Poder Local Democrático, seguido do habitual hastear das bandeiras com guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira ao som do Hino Nacional, Hino de Cerveira e música Grândola Vila Morena pela AMFF – Academia de Música Fernandes Fão. Segue-se a sessão solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a presença do Porta-Estandarte dos Bombeiros Voluntários. Finda a sessão solene está prevista a abertura da Feira do Livro junto à Biblioteca Municipal e um Verde de Honra no Jardim do Solar dos Castros.
Para a noite do dia 25 de abril, às 21h30, o Palco das Artes recebe o Espetáculo “Se uma gaivota viesse”. Numa ode ao pensamento crítico, à liberdade de expressão e ao pensamento divergente, “Se uma gaivota viesse” ensaia a reflexão de uma Ave que, vigorosa e destemida, passeia o seu olhar vigilante pelas gaivotas do bando, com ideias diferentes das suas, não melhores, não piores, mas que determinam formas distintas de poder abrir asas e voar, para lá de gaiolas, de horizontes, de ideais, cumprindo ou mudando fados previamente determinados.
Para 26 de abril, a Biblioteca Municipal recebe, às 15h00, a apresentação do Livro ‘Matarás Um Culpado e Dois Inocentes’ do reconhecido jornalista e escritor Rodrigo Guedes de Carvalho. Numa atmosfera de realismo mágico, somos envolvidos em meio século de História ibérica onde se cruzam emoção familiar, ideais políticos e fosso social, amor e amizades indestrutíveis. Com violência e misericórdia, é o relato cru de alguém que regressa e não vira a cara ao julgamento. A busca incessante de ternura e paz numa longa jornada de redenção.
E o ciclo comemorativo encerra, às 21h30, com a arte da música no Palco das Artes, com o Concerto ‘Abril a Cantar’. Com atuação conjunta do Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira e da Pauta de Caprichos – Associação Musical de Vila Nova de Cerveira, este espetáculo, inspirado pelas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, pretende revisitar alguns dos temas musicais mais emblemáticos e alusivos ao contexto de 25 de abril de 1974.
Ao promover um ’25 de Abril’ culturalmente rico, participativo e intergeracional, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reafirma a cultura como um instrumento de cidadania ativa, preservando os valores de Abril e estimulando o pensamento crítico e o envolvimento da população na vida democrática.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.