A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove uma vasta e diversificada programação cultural para assinalar o 51.º aniversário do 25 de Abril, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização da memória histórica. De 24 a 26 de abril, a celebração faz-se com diferentes expressões artísticas - cinema, música, teatro e literatura. Entrada gratuita.
As comemorações da ‘Revolução dos Cravos’ em Cerveira arrancam, no dia 24, às 21h30, com o recente e inovador projeto municipal ‘Cinema no Palco’, e a estreia nacional do filme “Camarada Cunhal”. Assinalando os vinte anos da morte de Álvaro Cunhal, o realizador Sérgio Graciano propõe uma leitura cinematográfica de um dos momentos mais simbólicos da resistência política em Portugal: a fuga da prisão de Peniche. Esta estreia nacional também assinala o primeiro aniversário de portas abertas do Palco das Artes, vivenciado como um momento refundacional da vivência Democrática.
Para o dia 25 de abril estão agendadas as cerimónias protocolares nos Paços do Concelho, a partir das 09h30, com a saudação ao Poder Local Democrático, seguido do habitual hastear das bandeiras com guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira ao som do Hino Nacional, Hino de Cerveira e música Grândola Vila Morena pela AMFF – Academia de Música Fernandes Fão. Segue-se a sessão solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a presença do Porta-Estandarte dos Bombeiros Voluntários. Finda a sessão solene está prevista a abertura da Feira do Livro junto à Biblioteca Municipal e um Verde de Honra no Jardim do Solar dos Castros.
Para a noite do dia 25 de abril, às 21h30, o Palco das Artes recebe o Espetáculo “Se uma gaivota viesse”. Numa ode ao pensamento crítico, à liberdade de expressão e ao pensamento divergente, “Se uma gaivota viesse” ensaia a reflexão de uma Ave que, vigorosa e destemida, passeia o seu olhar vigilante pelas gaivotas do bando, com ideias diferentes das suas, não melhores, não piores, mas que determinam formas distintas de poder abrir asas e voar, para lá de gaiolas, de horizontes, de ideais, cumprindo ou mudando fados previamente determinados.
Para 26 de abril, a Biblioteca Municipal recebe, às 15h00, a apresentação do Livro ‘Matarás Um Culpado e Dois Inocentes’ do reconhecido jornalista e escritor Rodrigo Guedes de Carvalho. Numa atmosfera de realismo mágico, somos envolvidos em meio século de História ibérica onde se cruzam emoção familiar, ideais políticos e fosso social, amor e amizades indestrutíveis. Com violência e misericórdia, é o relato cru de alguém que regressa e não vira a cara ao julgamento. A busca incessante de ternura e paz numa longa jornada de redenção.
E o ciclo comemorativo encerra, às 21h30, com a arte da música no Palco das Artes, com o Concerto ‘Abril a Cantar’. Com atuação conjunta do Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira e da Pauta de Caprichos – Associação Musical de Vila Nova de Cerveira, este espetáculo, inspirado pelas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, pretende revisitar alguns dos temas musicais mais emblemáticos e alusivos ao contexto de 25 de abril de 1974.
Ao promover um ’25 de Abril’ culturalmente rico, participativo e intergeracional, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reafirma a cultura como um instrumento de cidadania ativa, preservando os valores de Abril e estimulando o pensamento crítico e o envolvimento da população na vida democrática.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.