Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira assinala ’25 de Abril’ com diversidade cultural

15 Abril, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove uma vasta e diversificada programação cultural para assinalar o 51.º aniversário do 25 de Abril, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização da memória histórica. De 24 a 26 de abril, a celebração faz-se com diferentes expressões artísticas - cinema, música, teatro e literatura. Entrada gratuita.

As comemorações da ‘Revolução dos Cravos’ em Cerveira arrancam, no dia 24, às 21h30, com o recente e inovador projeto municipal ‘Cinema no Palco’, e a estreia nacional do filme “Camarada Cunhal”. Assinalando os vinte anos da morte de Álvaro Cunhal, o realizador Sérgio Graciano propõe uma leitura cinematográfica de um dos momentos mais simbólicos da resistência política em Portugal: a fuga da prisão de Peniche. Esta estreia nacional também assinala o primeiro aniversário de portas abertas do Palco das Artes, vivenciado como um momento refundacional da vivência Democrática.

Para o dia 25 de abril estão agendadas as cerimónias protocolares nos Paços do Concelho, a partir das 09h30, com a saudação ao Poder Local Democrático, seguido do habitual hastear das bandeiras com guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira ao som do Hino Nacional, Hino de Cerveira e música Grândola Vila Morena pela AMFF – Academia de Música Fernandes Fão. Segue-se a sessão solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a presença do Porta-Estandarte dos Bombeiros Voluntários. Finda a sessão solene está prevista a abertura da Feira do Livro junto à Biblioteca Municipal e um Verde de Honra no Jardim do Solar dos Castros.

Para a noite do dia 25 de abril, às 21h30, o Palco das Artes recebe o Espetáculo “Se uma gaivota viesse”. Numa ode ao pensamento crítico, à liberdade de expressão e ao pensamento divergente, “Se uma gaivota viesse” ensaia a reflexão de uma Ave que, vigorosa e destemida, passeia o seu olhar vigilante pelas gaivotas do bando, com ideias diferentes das suas, não melhores, não piores, mas que determinam formas distintas de poder abrir asas e voar, para lá de gaiolas, de horizontes, de ideais, cumprindo ou mudando fados previamente determinados.

Para 26 de abril, a Biblioteca Municipal recebe, às 15h00, a apresentação do Livro ‘Matarás Um Culpado e Dois Inocentes’ do reconhecido jornalista e escritor Rodrigo Guedes de Carvalho. Numa atmosfera de realismo mágico, somos envolvidos em meio século de História ibérica onde se cruzam emoção familiar, ideais políticos e fosso social, amor e amizades indestrutíveis. Com violência e misericórdia, é o relato cru de alguém que regressa e não vira a cara ao julgamento. A busca incessante de ternura e paz numa longa jornada de redenção.

E o ciclo comemorativo encerra, às 21h30, com a arte da música no Palco das Artes, com o Concerto ‘Abril a Cantar’. Com atuação conjunta do Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira e da Pauta de Caprichos – Associação Musical de Vila Nova de Cerveira, este espetáculo, inspirado pelas comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, pretende revisitar alguns dos temas musicais mais emblemáticos e alusivos ao contexto de 25 de abril de 1974.

Ao promover um ’25 de Abril’ culturalmente rico, participativo e intergeracional, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reafirma a cultura como um instrumento de cidadania ativa, preservando os valores de Abril e estimulando o pensamento crítico e o envolvimento da população na vida democrática.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.