Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira aprova orçamento de 26,5 milhões de euros para 2025

1 Dezembro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O executivo municipal prossegue com uma governação credível e realista em termos de capacidade de execução e de garantia da sustentabilidade económico-financeira do município de Vila Nova de Cerveira.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento de Vila Nova de Cerveira para 2025 apresentam um maior investimento face ao ano anterior sendo de 26.5ME, mais 7ME (34,5%) face ao ano anterior (19.7ME) com especial destaque para a habitação social, as obras de requalificação do edifício e da envolvente do Centro de Saúde, a criação do Centro de Negócios e a beneficiação da Rede Viária de todo o território municipal.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, “o documento não promete facilidades, e, muito menos, investimentos que se sabe não poderem ser exequíveis. Este orçamento é o mais realista possível, sem quaisquer maquilhagens ou engenharias financeiras”. Rui Teixeira explica que o pacote de políticas setoriais mantém “as pessoas como foco primordial, sem descurar os objetivos territoriais imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável e a audácia de lançar novos projetos para todo o município. A preocupação dos investimentos elencados versa o reforço do apoio às famílias através da educação, a continuidade da melhoria das condições dos estabelecimentos de ensino, o reforço do apoio às IPSS’s e demais entidades, mantendo as contas municipais saudáveis”.

E acrescenta: “O orçamento é a tradução das opções políticas e prioridades prometidas aos Cerveirenses: é esse o caminho que continuaremos a percorrer”.

O aumento na ordem de 7ME comparativamente ao ano anterior também reflete a execução de várias obras no âmbito do novo Quadro Comunitário 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Assim, os investimentos mais significativos que constam das Grandes Opções do Plano para 2025 incidem na Habitação – Programa de apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito (7ME para 2025 e 2026); a criação do Centro de Negócios (1ME); a beneficiação e conservação da rede viária municipal (800 mil euros); a requalificação do Edifício e da envolvente do Centro de Saúde (602 mil euros); a ampliação do Edifício do Centro Escolar Norte (507 mil euros) e a requalificação global do Centro Escolar de Covas (370 mil euros); a beneficiação do Património Imobiliário Municipal (500 mil euros); o Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira (353 mil euros); a requalificação da Biblioteca Municipal (329 mil euros), do Pavilhão Municipal dos Desportos (300 mil euros) e do Centro Municipal de Atletismo (97 mil euros); a adaptação da eficiência energética nas infraestruturas públicas (315 mil euros); o projeto Cerveira Território Digital (199 mil euros); a ampliação da Creche do Centro de Apoio às Empresas (159 mil euros).

A política de responsabilidade e rigor, com credibilidade (de contas certas) e de compromisso com os Cerveirenses e com o futuro de Vila Nova de Cerveira é a marca persistente em todos os orçamentos do executivo municipal liderado por Rui Teixeira, e que tem sido reconhecida nacionalmente: na 20ª edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2023 o Município de Vila Nova de Cerveira integra a lista global dos 100 municípios portugueses – de um total de 308 – com melhor eficácia e eficiência financeira, além de ocupar a 41ª posição do ranking dos 50 primeiros municípios de pequena dimensão – total de 187.

Com coerência nas posições e firmeza nas convicções, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025 de Vila Nova de Cerveira pugnam por prosseguir com um concelho vivo, moderno, inclusivo e justo, não apenas sob o ponto de vista social, económico, educativo e cultural, mas, também, ambiental.

O documento das Grandes Opções do Plano e Orçamento de Vila Nova de Cerveira para 2025 foi aprovado por maioria, na reunião de câmara desta quinta-feira, e vai ser submetido a análise e votação pela Assembleia Municipal, na sessão ordinária de 11 de dezembro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.

Regional 22 Dezembro, 2025

Alterações na recolha de resíduos durante o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.