O executivo municipal prossegue com uma governação credível e realista em termos de capacidade de execução e de garantia da sustentabilidade económico-financeira do município de Vila Nova de Cerveira.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento de Vila Nova de Cerveira para 2025 apresentam um maior investimento face ao ano anterior sendo de 26.5ME, mais 7ME (34,5%) face ao ano anterior (19.7ME) com especial destaque para a habitação social, as obras de requalificação do edifício e da envolvente do Centro de Saúde, a criação do Centro de Negócios e a beneficiação da Rede Viária de todo o território municipal.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, “o documento não promete facilidades, e, muito menos, investimentos que se sabe não poderem ser exequíveis. Este orçamento é o mais realista possível, sem quaisquer maquilhagens ou engenharias financeiras”. Rui Teixeira explica que o pacote de políticas setoriais mantém “as pessoas como foco primordial, sem descurar os objetivos territoriais imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável e a audácia de lançar novos projetos para todo o município. A preocupação dos investimentos elencados versa o reforço do apoio às famílias através da educação, a continuidade da melhoria das condições dos estabelecimentos de ensino, o reforço do apoio às IPSS’s e demais entidades, mantendo as contas municipais saudáveis”.
E acrescenta: “O orçamento é a tradução das opções políticas e prioridades prometidas aos Cerveirenses: é esse o caminho que continuaremos a percorrer”.
O aumento na ordem de 7ME comparativamente ao ano anterior também reflete a execução de várias obras no âmbito do novo Quadro Comunitário 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Assim, os investimentos mais significativos que constam das Grandes Opções do Plano para 2025 incidem na Habitação – Programa de apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito (7ME para 2025 e 2026); a criação do Centro de Negócios (1ME); a beneficiação e conservação da rede viária municipal (800 mil euros); a requalificação do Edifício e da envolvente do Centro de Saúde (602 mil euros); a ampliação do Edifício do Centro Escolar Norte (507 mil euros) e a requalificação global do Centro Escolar de Covas (370 mil euros); a beneficiação do Património Imobiliário Municipal (500 mil euros); o Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira (353 mil euros); a requalificação da Biblioteca Municipal (329 mil euros), do Pavilhão Municipal dos Desportos (300 mil euros) e do Centro Municipal de Atletismo (97 mil euros); a adaptação da eficiência energética nas infraestruturas públicas (315 mil euros); o projeto Cerveira Território Digital (199 mil euros); a ampliação da Creche do Centro de Apoio às Empresas (159 mil euros).
A política de responsabilidade e rigor, com credibilidade (de contas certas) e de compromisso com os Cerveirenses e com o futuro de Vila Nova de Cerveira é a marca persistente em todos os orçamentos do executivo municipal liderado por Rui Teixeira, e que tem sido reconhecida nacionalmente: na 20ª edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2023 o Município de Vila Nova de Cerveira integra a lista global dos 100 municípios portugueses – de um total de 308 – com melhor eficácia e eficiência financeira, além de ocupar a 41ª posição do ranking dos 50 primeiros municípios de pequena dimensão – total de 187.
Com coerência nas posições e firmeza nas convicções, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025 de Vila Nova de Cerveira pugnam por prosseguir com um concelho vivo, moderno, inclusivo e justo, não apenas sob o ponto de vista social, económico, educativo e cultural, mas, também, ambiental.
O documento das Grandes Opções do Plano e Orçamento de Vila Nova de Cerveira para 2025 foi aprovado por maioria, na reunião de câmara desta quinta-feira, e vai ser submetido a análise e votação pela Assembleia Municipal, na sessão ordinária de 11 de dezembro.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.