Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira aprova orçamento de 26,5 milhões de euros para 2025

1 Dezembro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O executivo municipal prossegue com uma governação credível e realista em termos de capacidade de execução e de garantia da sustentabilidade económico-financeira do município de Vila Nova de Cerveira.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento de Vila Nova de Cerveira para 2025 apresentam um maior investimento face ao ano anterior sendo de 26.5ME, mais 7ME (34,5%) face ao ano anterior (19.7ME) com especial destaque para a habitação social, as obras de requalificação do edifício e da envolvente do Centro de Saúde, a criação do Centro de Negócios e a beneficiação da Rede Viária de todo o território municipal.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, “o documento não promete facilidades, e, muito menos, investimentos que se sabe não poderem ser exequíveis. Este orçamento é o mais realista possível, sem quaisquer maquilhagens ou engenharias financeiras”. Rui Teixeira explica que o pacote de políticas setoriais mantém “as pessoas como foco primordial, sem descurar os objetivos territoriais imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável e a audácia de lançar novos projetos para todo o município. A preocupação dos investimentos elencados versa o reforço do apoio às famílias através da educação, a continuidade da melhoria das condições dos estabelecimentos de ensino, o reforço do apoio às IPSS’s e demais entidades, mantendo as contas municipais saudáveis”.

E acrescenta: “O orçamento é a tradução das opções políticas e prioridades prometidas aos Cerveirenses: é esse o caminho que continuaremos a percorrer”.

O aumento na ordem de 7ME comparativamente ao ano anterior também reflete a execução de várias obras no âmbito do novo Quadro Comunitário 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Assim, os investimentos mais significativos que constam das Grandes Opções do Plano para 2025 incidem na Habitação – Programa de apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito (7ME para 2025 e 2026); a criação do Centro de Negócios (1ME); a beneficiação e conservação da rede viária municipal (800 mil euros); a requalificação do Edifício e da envolvente do Centro de Saúde (602 mil euros); a ampliação do Edifício do Centro Escolar Norte (507 mil euros) e a requalificação global do Centro Escolar de Covas (370 mil euros); a beneficiação do Património Imobiliário Municipal (500 mil euros); o Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira (353 mil euros); a requalificação da Biblioteca Municipal (329 mil euros), do Pavilhão Municipal dos Desportos (300 mil euros) e do Centro Municipal de Atletismo (97 mil euros); a adaptação da eficiência energética nas infraestruturas públicas (315 mil euros); o projeto Cerveira Território Digital (199 mil euros); a ampliação da Creche do Centro de Apoio às Empresas (159 mil euros).

A política de responsabilidade e rigor, com credibilidade (de contas certas) e de compromisso com os Cerveirenses e com o futuro de Vila Nova de Cerveira é a marca persistente em todos os orçamentos do executivo municipal liderado por Rui Teixeira, e que tem sido reconhecida nacionalmente: na 20ª edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2023 o Município de Vila Nova de Cerveira integra a lista global dos 100 municípios portugueses – de um total de 308 – com melhor eficácia e eficiência financeira, além de ocupar a 41ª posição do ranking dos 50 primeiros municípios de pequena dimensão – total de 187.

Com coerência nas posições e firmeza nas convicções, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025 de Vila Nova de Cerveira pugnam por prosseguir com um concelho vivo, moderno, inclusivo e justo, não apenas sob o ponto de vista social, económico, educativo e cultural, mas, também, ambiental.

O documento das Grandes Opções do Plano e Orçamento de Vila Nova de Cerveira para 2025 foi aprovado por maioria, na reunião de câmara desta quinta-feira, e vai ser submetido a análise e votação pela Assembleia Municipal, na sessão ordinária de 11 de dezembro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.