Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira aprova florestação de 30ha junto à Quinta das Mineirinhas

16 Novembro, 2023 | 9:50
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar com a florestação e aproveitamento de regeneração natural, em cerca de 30ha no Chão de Vilar, na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.

A candidatura ao PRR 2020 foi aprovada, visando a execução do Plano de Gestão Florestal da Unidade de Gestão Florestal Quinta das Mineirinhas, num investimento total de 142 mil euros, comparticipado em 85%, dos quais 28 mil euros são suportados pelo Município.

Neste momento, o Plano de Gestão Florestal da Unidade de Gestão Florestal Quinta das Mineirinhas encontra-se em consulta pública até 28 de novembro, assumindo uma grande importância pela localização centralizada, a menos de 2kms do centro da vila. Com um solo dominado por matos, o objetivo desta intervenção passa por uma limpeza florestal, aproveitando as folhosas existentes e adensando plantação de povoamentos florestais nas zonas onde escasseiam, com recurso a espécies como carvalhos, castanheiros, nogueiras bravas, freixos e cupressus.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira explica que este projeto se enquadra na estratégia ambiental municipal, “uma das preocupações e prioridades deste executivo, procurando aumentando a resiliência de zonas vulneráveis face aos riscos associados às alterações climáticas, em particular os incêndios rurais e a perda da biodiversidade, promovendo o crescimento sustentável e a coesão territorial”. Rui Teixeira reforça a necessidade de “um plano de reflorestação concelhio que se coadune com a realidade e com as especificidades do território cerveirense e, neste caso específico, acresce a devolução da silhueta verde daquela encosta tão singular para o património natural e turístico do concelho”.

A reabilitação dos ecossistemas florestais, através de arborizações em descontinuidade, de modo a criar áreas de folhosas consideradas como espécies de excelência e a mais aptas para este tipo de terrenos, vai contribuir para a minimização do risco de incêndio e redução de pragas e doenças, potenciando a produtividade dos povoamentos e a reabilitação de ecossistemas florestais com espécies autóctones, para a proteção dos valores fundamentais do solo e água e para a melhoria da qualidade paisagística dos espaços florestais.

Com uma duração de 17 anos (até 2039), o Plano de  Gestão Florestal da Unidade Florestal da Quinta das Mineirinhas apresenta-se como um instrumento de administração de espaços florestais, com um conjunto de medidas, ações, operações e técnicas silvícolas que, ao serem implementadas, permitirão a esta unidade florestal convergir para os objetivos gerais do Programa Regional de Ordenamento Florestal Entre Douro e Minho (PROF EDM) e para a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.

Cultura 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II em fevereiro de 2026

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Gripe entra em fase epidémica em Portugal com aumento de casos graves

Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo foi o centro das atenções da arquitetura nacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.

Nacional 6 Dezembro, 2025

Viana do Castelo em alerta laranja devido à agitação marítima forte

Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.