A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar com a florestação e aproveitamento de regeneração natural, em cerca de 30ha no Chão de Vilar, na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.
A candidatura ao PRR 2020 foi aprovada, visando a execução do Plano de Gestão Florestal da Unidade de Gestão Florestal Quinta das Mineirinhas, num investimento total de 142 mil euros, comparticipado em 85%, dos quais 28 mil euros são suportados pelo Município.
Neste momento, o Plano de Gestão Florestal da Unidade de Gestão Florestal Quinta das Mineirinhas encontra-se em consulta pública até 28 de novembro, assumindo uma grande importância pela localização centralizada, a menos de 2kms do centro da vila. Com um solo dominado por matos, o objetivo desta intervenção passa por uma limpeza florestal, aproveitando as folhosas existentes e adensando plantação de povoamentos florestais nas zonas onde escasseiam, com recurso a espécies como carvalhos, castanheiros, nogueiras bravas, freixos e cupressus.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira explica que este projeto se enquadra na estratégia ambiental municipal, “uma das preocupações e prioridades deste executivo, procurando aumentando a resiliência de zonas vulneráveis face aos riscos associados às alterações climáticas, em particular os incêndios rurais e a perda da biodiversidade, promovendo o crescimento sustentável e a coesão territorial”. Rui Teixeira reforça a necessidade de “um plano de reflorestação concelhio que se coadune com a realidade e com as especificidades do território cerveirense e, neste caso específico, acresce a devolução da silhueta verde daquela encosta tão singular para o património natural e turístico do concelho”.
A reabilitação dos ecossistemas florestais, através de arborizações em descontinuidade, de modo a criar áreas de folhosas consideradas como espécies de excelência e a mais aptas para este tipo de terrenos, vai contribuir para a minimização do risco de incêndio e redução de pragas e doenças, potenciando a produtividade dos povoamentos e a reabilitação de ecossistemas florestais com espécies autóctones, para a proteção dos valores fundamentais do solo e água e para a melhoria da qualidade paisagística dos espaços florestais.
Com uma duração de 17 anos (até 2039), o Plano de Gestão Florestal da Unidade Florestal da Quinta das Mineirinhas apresenta-se como um instrumento de administração de espaços florestais, com um conjunto de medidas, ações, operações e técnicas silvícolas que, ao serem implementadas, permitirão a esta unidade florestal convergir para os objetivos gerais do Programa Regional de Ordenamento Florestal Entre Douro e Minho (PROF EDM) e para a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.