Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira aprova financiamento para a criação do primeiro albergue de peregrinos de gestão municipal

15 Janeiro, 2024 | 8:35
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Em 2025, o edifício da antiga escola primária, em Loivo, no concelho de Vila Nova de Cerveira, estará a funcionar como o primeiro albergue de peregrinos de gestão municipal. A autarquia, assinou, na passada sexta-feira, o contrato de financiamento de 70% com o Turismo de Portugal, para um investimento total de 383.644,00 euros. A abertura de concurso público para a execução da obra pode avançar ainda este mês.

Com uma capacidade de alojamento para 32 pessoas, o Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira “resultará da profunda requalificação do edifício da antiga Escola Primária Luís Maria Costa Pereira, datado de 1937, e cuja cedência à Câmara Municipal foi protocolada, em 2022, pela Junta de Freguesia de Loivo, a título gratuito, por um período de 30 anos”, realçou a autarquia em comunicado, destacando que a “traça original” será mantida.

O futuro albergue de peregrinos de Vila Nova de Cerveira contará com a “existência de um quarto reservado para hospitaleiros, pessoas que voluntariamente se disponibilizam, durante um período temporal, a prestar o serviço de receção e manutenção do espaço; com quatro bicicletas elétricas para a deslocação ao centro histórico; com braille e áudio-guias, assim como a disponibilização de dois monitores tácteis, com toda a informação e sinalização do Caminho e da oferta turística do concelho”, completou a nota.

Manifestamente satisfeito com a formalização do contrato de financiamento, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, sublinhou que o futuro albergue vai “dar mais vida aos caminhos de santiago, potenciando o seu valor turístico, proporcionando experiências inolvidáveis aos peregrinos, que os convença a ficar mais tempo em Cerveira e lhes dê a vontade de regressar, incentivando a criação de alojamento específico e fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho”.

O edil cerveirense explicou que a opção por edifícios históricos sem utilização “está alinhada com a estratégia do Município em recuperar em detrimento da construção nova, atribuindo novas funcionalidades a esses espaços singulares que outrora tiveram uma grande presença e impacto nas comunidades locais”.

Por ser um momento marcante para a concretização do projeto, a autarca daquela freguesia, Elisabete Pereira, também marcou presença na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento.

A localização privilegiada em pleno Caminho Português da Costa, a escassos quilómetros do centro da vila, foi uma das principais caraterísticas para a autarquia cerveirense identificar este espaço, de forma a colmatar uma carência de albergues públicos no concelho.

Neste momento, ao longo dos 14,4 quilómetros do Caminho Português da Costa que atravessa o território, Vila Nova de Cerveira apenas dispõe de um albergue – Casa da Mota – com gestão assegurada por uma coletividade.

De sublinhar que a certificação do Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa pelo Governo de Portugal apresentou-se como mais uma alavanca para a concretização deste albergue de peregrinos, uma vez que a candidatura em causa apenas financia obras que estejam em caminhos certificados. Dados da Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira, referentes a 2022, indicam a passagem de 4957 peregrinos de 51 nacionalidades no concelho, sendo que há uma grande maioria de peregrinos que não acede a este serviço municipal, ficando sem registos.

O investimento total subjacente ao futuro Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira é de 383.644,00 euros, com um financiamento do Turismo de Portugal – Linha + Interior Turismo de 268.550,80 euros, tendo a Câmara Municipal que despender de 115.093,20 euros de capitais próprios.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 3 Março, 2024

Santa Luzia perde na casa do Nun`Alvares na Liga Feminina de Futsal

Foi um sábado cheio de futsal feminino, que terminou com um jogo eletrizante entre o Nun'Álvares e o Santa Luzia, no qual a formação de Fafe venceu por 4-1.

Nacional 3 Março, 2024

Proteção Civil registou, este sábado, 183 ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, este sábado, 183 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem registo de feridos, por causa do mau tempo no país, disse à Lusa fonte da ANEPC.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.