Em 2025, o edifício da antiga escola primária, em Loivo, no concelho de Vila Nova de Cerveira, estará a funcionar como o primeiro albergue de peregrinos de gestão municipal. A autarquia, assinou, na passada sexta-feira, o contrato de financiamento de 70% com o Turismo de Portugal, para um investimento total de 383.644,00 euros. A abertura de concurso público para a execução da obra pode avançar ainda este mês.
Com uma capacidade de alojamento para 32 pessoas, o Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira “resultará da profunda requalificação do edifício da antiga Escola Primária Luís Maria Costa Pereira, datado de 1937, e cuja cedência à Câmara Municipal foi protocolada, em 2022, pela Junta de Freguesia de Loivo, a título gratuito, por um período de 30 anos”, realçou a autarquia em comunicado, destacando que a “traça original” será mantida.
O futuro albergue de peregrinos de Vila Nova de Cerveira contará com a “existência de um quarto reservado para hospitaleiros, pessoas que voluntariamente se disponibilizam, durante um período temporal, a prestar o serviço de receção e manutenção do espaço; com quatro bicicletas elétricas para a deslocação ao centro histórico; com braille e áudio-guias, assim como a disponibilização de dois monitores tácteis, com toda a informação e sinalização do Caminho e da oferta turística do concelho”, completou a nota.
Manifestamente satisfeito com a formalização do contrato de financiamento, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, sublinhou que o futuro albergue vai “dar mais vida aos caminhos de santiago, potenciando o seu valor turístico, proporcionando experiências inolvidáveis aos peregrinos, que os convença a ficar mais tempo em Cerveira e lhes dê a vontade de regressar, incentivando a criação de alojamento específico e fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho”.
O edil cerveirense explicou que a opção por edifícios históricos sem utilização “está alinhada com a estratégia do Município em recuperar em detrimento da construção nova, atribuindo novas funcionalidades a esses espaços singulares que outrora tiveram uma grande presença e impacto nas comunidades locais”.
Por ser um momento marcante para a concretização do projeto, a autarca daquela freguesia, Elisabete Pereira, também marcou presença na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento.
A localização privilegiada em pleno Caminho Português da Costa, a escassos quilómetros do centro da vila, foi uma das principais caraterísticas para a autarquia cerveirense identificar este espaço, de forma a colmatar uma carência de albergues públicos no concelho.
Neste momento, ao longo dos 14,4 quilómetros do Caminho Português da Costa que atravessa o território, Vila Nova de Cerveira apenas dispõe de um albergue – Casa da Mota – com gestão assegurada por uma coletividade.
De sublinhar que a certificação do Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa pelo Governo de Portugal apresentou-se como mais uma alavanca para a concretização deste albergue de peregrinos, uma vez que a candidatura em causa apenas financia obras que estejam em caminhos certificados. Dados da Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira, referentes a 2022, indicam a passagem de 4957 peregrinos de 51 nacionalidades no concelho, sendo que há uma grande maioria de peregrinos que não acede a este serviço municipal, ficando sem registos.
O investimento total subjacente ao futuro Albergue de Peregrinos de Vila Nova de Cerveira é de 383.644,00 euros, com um financiamento do Turismo de Portugal – Linha + Interior Turismo de 268.550,80 euros, tendo a Câmara Municipal que despender de 115.093,20 euros de capitais próprios.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, entre 13 e 17 de fevereiro, a iniciativa “Viana Amor & Folia”, que alia as comemorações do Carnaval e do Dia dos Namorados, com um programa diversificado dirigido a públicos de todas as idades.
O grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense visitou a Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde, trajados a rigor, cumpriram a tradição de cantar as janeiras ao executivo municipal, assinalando o início do novo ano e desejando um Feliz 2026.
A APPACDM de Viana do Castelo esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Remo Indoor 2026, realizado em Coimbra, sob a organização da Federação Portuguesa de Remo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 468.486 euros na requalificação de três pavilhões desportivos municipais – David Freitas, Santa Maria Maior e Nicolau Veríssimo –, com o objetivo de modernizar os equipamentos e aumentar a eficiência energética e o conforto dos utilizadores.
Valença acolhe, este sábado, 31 de janeiro, às 11h00, uma proposta cultural especialmente pensada para pais e filhos. O espetáculo infantil “Faz-me um Resumo” sobe ao palco do edifício da antiga Junta de Freguesia de Arão, convidando as famílias a descobrir, de forma criativa e divertida, um grande clássico da literatura universal.
Um total de 330 jornalistas encontrava-se detido em todo o mundo no final de 2025, devido ao exercício da sua profissão, segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). Embora ligeiramente abaixo do recorde de 384 registado em 2024, o número mantém-se acima dos 300 pelo quinto ano consecutivo.