Concluído o Palco das Artes - um dos mais emblemáticos investimentos culturais do concelho - a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira prossegue com uma nova fase de valorização urbana, com uma intervenção profunda no Mercado Municipal, um edifício com mais de 30 anos de existência.
O projeto de execução da “Reabilitação e Modernização do Mercado Municipal” foi apresentado, e aprovado por unanimidade, na reunião de câmara desta quinta-feira, 31 de julho, pelo que a abertura de concurso público decorrerá na próxima semana, prevendo-se o início das obras até ao final do ano.
Tal como foi explicado presencialmente aos comerciantes daquele espaço municipal, no final de junho – num processo de auscultação pública destinado à recolha de sugestões e contributos – a intervenção pretende transformar o mercado num espaço comercial moderno, funcional, dinâmico, acessível, inclusivo e ambientalmente sustentável, respeitando, simultaneamente, o seu valor patrimonial e identidade local. O objetivo principal dos trabalhos visa a melhoria das condições de acesso e trabalho, assim como de conforto e segurança.
O projeto prevê a preservação do património, através da recuperação de elementos arquitetónicos originais; a correção de patologias estruturais, nomeadamente em coberturas, paredes e pavimentos; a reorganização e refuncionalização dos espaços interiores, para garantir maior fluidez na circulação de pessoas e mercadorias, com especial atenção à segurança e acessibilidade; a integração de soluções sustentáveis, como materiais ecológicos, aproveitamento de luz natural e sistemas de energia renovável; e o reforço da integração urbana, consolidando o papel do mercado como ponto de encontro social e de dinamização económica no centro da vila.
Trata-se de um investimento total de 1.2ME, com cofinanciamento de 924.050,00 euros através do Programa Operacional Regional do Norte 2030, suportado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.