Concluído o Palco das Artes - um dos mais emblemáticos investimentos culturais do concelho - a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira prossegue com uma nova fase de valorização urbana, com uma intervenção profunda no Mercado Municipal, um edifício com mais de 30 anos de existência.
O projeto de execução da “Reabilitação e Modernização do Mercado Municipal” foi apresentado, e aprovado por unanimidade, na reunião de câmara desta quinta-feira, 31 de julho, pelo que a abertura de concurso público decorrerá na próxima semana, prevendo-se o início das obras até ao final do ano.
Tal como foi explicado presencialmente aos comerciantes daquele espaço municipal, no final de junho – num processo de auscultação pública destinado à recolha de sugestões e contributos – a intervenção pretende transformar o mercado num espaço comercial moderno, funcional, dinâmico, acessível, inclusivo e ambientalmente sustentável, respeitando, simultaneamente, o seu valor patrimonial e identidade local. O objetivo principal dos trabalhos visa a melhoria das condições de acesso e trabalho, assim como de conforto e segurança.
O projeto prevê a preservação do património, através da recuperação de elementos arquitetónicos originais; a correção de patologias estruturais, nomeadamente em coberturas, paredes e pavimentos; a reorganização e refuncionalização dos espaços interiores, para garantir maior fluidez na circulação de pessoas e mercadorias, com especial atenção à segurança e acessibilidade; a integração de soluções sustentáveis, como materiais ecológicos, aproveitamento de luz natural e sistemas de energia renovável; e o reforço da integração urbana, consolidando o papel do mercado como ponto de encontro social e de dinamização económica no centro da vila.
Trata-se de um investimento total de 1.2ME, com cofinanciamento de 924.050,00 euros através do Programa Operacional Regional do Norte 2030, suportado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.