"Sons no Terreiro" é um novo conceito que o Município de Vila Nova de Cerveira apresentou como animação cultural em ambiente de rua, que consiste em oito concertos de verão, com artistas maioritariamente oriundos do Alto Minho. A iniciativa arranca já esta sexta-feira e sábado, às 22h00.
Tendo como palco a praça principal do concelho, o Terreiro, o objetivo destes concertos de rua é o de contribuir para a afirmação da dinâmica cultural amplamente reconhecida na ‘Vila das Artes’, numa zona de grande afluência de pessoas, em particular nesta época do ano, o verão.
De pé ou sentados nas esplanadas e/ou nos bancos espalhados pelo Terreiro, os residentes e visitantes vão poder usufruir de das noites de verão com música ao vivo.
Os artistas convidados distinguem-se pela diversidade dos géneros musicais a interpretar, envolvidos em projetos de World Music e Covers sendo todos maioritariamente do Alto Minho.

Os primeiros concertos arrancam já esta sexta-feira e sábado, com os artistas Eliseu Matos e Domingos Moça.
“Sons no Terreiro” prossegue a 11 e 12 de julho, 25 e 26 de agosto, e 1 e 2 de setembro. Os concertos decorrem entre as 22h00 e as 23h30, mediante a seguinte calendarização:
7 de julho: Eliseu Matos
8 de julho: Domingos Moça
11 de agosto: Colourless
12 de agosto: Ricardo Barroso & Diogo Brás
25 de agosto: Dario Rocha
26 de agosto: Nuno Casais
1 de setembro: Savio Pinho
2 de setembro: Voz ao Piano
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.