É mais um investimento adicional da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira na área da educação. Os 120 alunos, do 2º e 3º ciclo, que frequentam as aulas de música no âmbito do ensino articulado vão receber os respetivos cadernos de atividades, evitando uma despesa acrescida aos encarregados de educação no presente ano letivo.
Umas das prioridades do município cerveirense tem sido o apoio constante da promoção de um processo de ensino/aprendizagem que permita responder às caraterísticas e necessidades de todos os alunos, sem exceção, tendo em vista o sucesso educativo. Desta forma, o ensino de música assume-se como um elemento orientador da criação de condições que garantam a aquisição de competências e sensibilidade potenciadoras de uma aprendizagem equilibrada das mais diversificadas áreas do saber, enobrecendo o aluno a nível intelectual, emocional e social.
À oferta dos cadernos de atividades aos 120 alunos do ensino articulado (música), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já entregou igualmente os cadernos de atividades e acessos à Escola Virtual a 930 alunos de todos os níveis de escolaridade – este ano, alargado ao ensino secundário-, num investimento municipal de cerca de 65 mil euros.
De realçar que, para além destes apoios em concreto, o Município de Vila Nova de Cerveira continua a contribuir com outras despesas relacionadas com a educação como os transportes, as refeições escolares, o prolongamento de horário e atividades de enriquecimento curricular, como é o caso do ensino de música no pré-escolar com 30 minutos semanais, e no 1º ciclo com 45 minutos de iniciação e mais 45 minutos de classe de conjunto, fruto de um protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, juntamente com o Agrupamento de Escolas do concelho e a Academia de Música Fernandes Fão.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.