Nos dias 17 e 18 de novembro, o Aquamuseu do rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, promove mais um encontro de investigadores e interessados no futuro dos recursos naturais da região, com especial enfoque no rio Minho: o Simpósio Ibérico Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho.
No total, o XI Simpósio Ibérico Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho conta com a apresentação de 25 trabalhos científicos, além de um espaço de debate e troca de experiências entre os cientistas e a comunidade, em particular os pescadores.
De caráter bienal, o Simpósio Ibérico procura uma atualização permanente do conhecimento em torno de temáticas que interferem diretamente com a gestão e a vivência do rio Minho, impulsionando sinergias e criando oportunidades de iniciativas de investigação, desenvolvimento e inovação na área da Cooperação.
A essência deste certame desdobra-se sobre três componentes: a científica, dando a oportunidade para os jovens investigadores apresentarem os seus trabalhos de investigação em prol do conhecimento científico do rio Minho na área dos recursos naturais; a educativa, proporcionando aos professores da região novos conceitos pedagógicos que, na medida das suas necessidades, podem ser aplicados em contexto de aula; e a comunitária, permitindo a participação de diferentes atores locais, como pescadores, associações de pescadores, autoridades de fiscalização e gestão, cidadãos em geral, obtendo as perspetivas e expectativas de quem trabalha estes espaços naturais.
O XI Simpósio Ibérico Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho decorre nos dias 17 e 18 de novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal.
![]()
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.
Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Juventude Viana regressa este sábado aos jogos fora de portas, deslocando-se ao pavilhão do AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, para disputar, a partir das 21h30, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.