De 14 a 18 de agosto, Cerveira revive a Era Viking, convidando a degustar a cozinha da época, a dançar as suas sonoridades, a aventurar-se em passeios de cavalo, a assistir a torneios típicos, a experimentar ofícios e muito mais. São cinco dias de convívio em ambiente familiar, com atividades previstas a cada 30 minutos/1hora, mais de 200 mercadores e muitas novidades que prometem surpreender.
A integrar o roteiro das melhores feiras medievais de Portugal, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira demarca-se por introduzir elementos novos e diferenciadores em cada edição, e 2024 não é exceção. Logo à entrada da vila, instala-se o Acampamento Viking – parque junto ao Arquivo Municipal e Baluarte de Santa Cruz -, com mais 3.500m2, do que em 2023. Aí, é possível usufruir de várias experiências, nomeadamente das iguarias viking, cozinhadas como na época, ou de torneios e ofícios variados.
As novidades não se ficam por aqui, e aos já habituais passeios de Barca Viking (com embarque no Cais do Rio Minho), a Era Viking’24 acrescenta Passeios a Cavalo (no Baluarte de Santa Cruz), momento de aprendizagem e de aventura para explorar a vasta área desta feira. Para os mais entusiastas por esta época, haverá uma tenda de aluguer de trajes vikings, podendo usufruir de toda a programação vestidos a rigor, encarnando o espírito da Era Viking.
De resto, mais de 200 mercadores de diferentes áreas marcam presença neste certame, cujos cinco dias são totalmente preenchidos com atividades. A cada meia hora ou 1hora há sempre algo a acontecer e a chamar a atenção dos visitantes. Para além da diversificada animação de rua itinerante, há um conjunto de torneios para todos os gostos, nomeadamente de tiro com arco, de tablut, de armas de arremesso (machados e lanças), do jogo do moinho, o torneio apeado e o torneio a cavalo. Acrescentam-se oficinas diversas, momentos musicais e de dança; voos de ave rapina e acrobacias aéreas; assim como espetáculos de fogo e artes circenses com fogo – Malatitsch.
A abertura da Festa da História’24 está agendada para as 18h00, do dia 14 de agosto, com Arruada de Música e Malabares, sendo o Cortejo Viking um dos grandes destaques deste primeiro dia (21h30). O certame viking prolonga-se até domingo, 18 de agosto, com abertura às 10h00 e encerramento às 24h00, com exceção do último dia que fecha uma hora mais cedo.
Ponte de Lima será este fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, o palco do Campeonato Regional Norte de Dressage, uma das provas mais importantes do calendário equestre nacional, organizada na Expolima. A Vianaequestre – Associação Hípica de Viana do Castelo marcará presença de forma destacada, com quatro cavaleiros apurados para disputar os títulos regionais.
Viana do Castelo prepara-se para receber este sábado, 18 de outubro, um animado feirão na Praça da República, com a presença da Ronda Típica de Carreço. O evento decorre entre as 10h00 e as 13h00, convidando a comunidade a desfrutar de petiscos típicos e momentos de folclore.
No ano em que comemora os 900 anos, Ponte de Lima leva a música às freguesias com o projeto “Ponte de Lima – A Vila dos Encantos”. Anais, São Martinho da Gandra, Sandiães, Correlhã e Labruja vão receber concertos que homenageiam o património e a identidade local.
Foi publicada em Diário da República, no dia 13 de outubro, a aprovação da alteração ao Plano de Pormenor do Parque da Cidade de Viana do Castelo.
Cerdal volta a vestir-se de festa este fim de semana com a Desfolhada Tradicional, marcada para os dias 18 e 19 de outubro. O evento, que celebra o ciclo agrícola e as tradições minhotas, promete música, gastronomia e animação para toda a família.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe este sábado, dia 18 de outubro, às 21h30, o espetáculo “Rebovina Divas Live”, do grupo galego “De Vacas”. Os bilhetes têm o custo de 5,00 € e já estão disponíveis nas bilheteiras físicas e online.
Vila Nova de Cerveira recebe este fim de semana o espetáculo “Ouve-me de perto como se te tocasse”, apresentado pelo grupo Comédias do Minho. A criação propõe encontros de proximidade entre ator e público, inspirados nas cabines de prisões americanas, proporcionando uma experiência única de diálogo individual.