De 14 a 18 de agosto, Cerveira revive a Era Viking, convidando a degustar a cozinha da época, a dançar as suas sonoridades, a aventurar-se em passeios de cavalo, a assistir a torneios típicos, a experimentar ofícios e muito mais. São cinco dias de convívio em ambiente familiar, com atividades previstas a cada 30 minutos/1hora, mais de 200 mercadores e muitas novidades que prometem surpreender.
A integrar o roteiro das melhores feiras medievais de Portugal, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira demarca-se por introduzir elementos novos e diferenciadores em cada edição, e 2024 não é exceção. Logo à entrada da vila, instala-se o Acampamento Viking – parque junto ao Arquivo Municipal e Baluarte de Santa Cruz -, com mais 3.500m2, do que em 2023. Aí, é possível usufruir de várias experiências, nomeadamente das iguarias viking, cozinhadas como na época, ou de torneios e ofícios variados.
As novidades não se ficam por aqui, e aos já habituais passeios de Barca Viking (com embarque no Cais do Rio Minho), a Era Viking’24 acrescenta Passeios a Cavalo (no Baluarte de Santa Cruz), momento de aprendizagem e de aventura para explorar a vasta área desta feira. Para os mais entusiastas por esta época, haverá uma tenda de aluguer de trajes vikings, podendo usufruir de toda a programação vestidos a rigor, encarnando o espírito da Era Viking.
De resto, mais de 200 mercadores de diferentes áreas marcam presença neste certame, cujos cinco dias são totalmente preenchidos com atividades. A cada meia hora ou 1hora há sempre algo a acontecer e a chamar a atenção dos visitantes. Para além da diversificada animação de rua itinerante, há um conjunto de torneios para todos os gostos, nomeadamente de tiro com arco, de tablut, de armas de arremesso (machados e lanças), do jogo do moinho, o torneio apeado e o torneio a cavalo. Acrescentam-se oficinas diversas, momentos musicais e de dança; voos de ave rapina e acrobacias aéreas; assim como espetáculos de fogo e artes circenses com fogo – Malatitsch.
A abertura da Festa da História’24 está agendada para as 18h00, do dia 14 de agosto, com Arruada de Música e Malabares, sendo o Cortejo Viking um dos grandes destaques deste primeiro dia (21h30). O certame viking prolonga-se até domingo, 18 de agosto, com abertura às 10h00 e encerramento às 24h00, com exceção do último dia que fecha uma hora mais cedo.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.