De 14 a 18 de agosto, Cerveira revive a Era Viking, convidando a degustar a cozinha da época, a dançar as suas sonoridades, a aventurar-se em passeios de cavalo, a assistir a torneios típicos, a experimentar ofícios e muito mais. São cinco dias de convívio em ambiente familiar, com atividades previstas a cada 30 minutos/1hora, mais de 200 mercadores e muitas novidades que prometem surpreender.
A integrar o roteiro das melhores feiras medievais de Portugal, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira demarca-se por introduzir elementos novos e diferenciadores em cada edição, e 2024 não é exceção. Logo à entrada da vila, instala-se o Acampamento Viking – parque junto ao Arquivo Municipal e Baluarte de Santa Cruz -, com mais 3.500m2, do que em 2023. Aí, é possível usufruir de várias experiências, nomeadamente das iguarias viking, cozinhadas como na época, ou de torneios e ofícios variados.
As novidades não se ficam por aqui, e aos já habituais passeios de Barca Viking (com embarque no Cais do Rio Minho), a Era Viking’24 acrescenta Passeios a Cavalo (no Baluarte de Santa Cruz), momento de aprendizagem e de aventura para explorar a vasta área desta feira. Para os mais entusiastas por esta época, haverá uma tenda de aluguer de trajes vikings, podendo usufruir de toda a programação vestidos a rigor, encarnando o espírito da Era Viking.
De resto, mais de 200 mercadores de diferentes áreas marcam presença neste certame, cujos cinco dias são totalmente preenchidos com atividades. A cada meia hora ou 1hora há sempre algo a acontecer e a chamar a atenção dos visitantes. Para além da diversificada animação de rua itinerante, há um conjunto de torneios para todos os gostos, nomeadamente de tiro com arco, de tablut, de armas de arremesso (machados e lanças), do jogo do moinho, o torneio apeado e o torneio a cavalo. Acrescentam-se oficinas diversas, momentos musicais e de dança; voos de ave rapina e acrobacias aéreas; assim como espetáculos de fogo e artes circenses com fogo – Malatitsch.
A abertura da Festa da História’24 está agendada para as 18h00, do dia 14 de agosto, com Arruada de Música e Malabares, sendo o Cortejo Viking um dos grandes destaques deste primeiro dia (21h30). O certame viking prolonga-se até domingo, 18 de agosto, com abertura às 10h00 e encerramento às 24h00, com exceção do último dia que fecha uma hora mais cedo.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.