Os utilizadores da Ecopista do Rio Minho - Caminho do Rio, no concelho de Vila Nova de Cerveira, já podem usufruir de um espaço de apoio, após percorrer os 13kms entre Gondarém e Campos, a pé ou em bicicleta. Trata-se do Laboratório de Cycling & Walking, na União de Freguesia de Campos e Vila Meã, num investimento total de 410 mil euros, cofinanciado pelo Norte 2020 em 178 mil euros.
Projetado para proporcionar um ambiente confortável e funcional, o edifício, construído de raiz (218m2), conta com um espaço multimédia de interpretação dos valores naturais, patrimoniais, culturais e paisagístico presentes no percurso da ecovia, e um espaço de convívio, com serviço de cafetaria. Numa área autónoma e independente, encontram-se as instalações sanitárias com balneários de apoio às atividades de cycling & walking e uma área para pequenos curativos, bem como pátios exteriores onde é possível fazer pequenas reparações de bicicletas ou outros veículos sem motor.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “esta infraestrutura foi idealizada para oferecer uma melhor experiência aos frequentadores da Ecovia, promovendo a mobilidade e o turismo sustentável, além do bem-estar durante a jornada de atividade física”. Rui Teixeira realça ainda uma outra caraterística singular desta via verde junto ao rio Minho, a de ser “cada vez mais utilizada pelos peregrinos do Caminho Português da Costa, e que passam a ter mais um ponto de apoio e de descanso”.
Nas últimas duas décadas, o concelho de Vila Nova de Cerveira prospera no turismo de natureza, apostando em projetos vencedores de crescimento sustentável e de salvaguarda da biodiversidade. A Ecovia ‘Caminho do Rio’ é um dos bons exemplos, tendo já sido distinguida como a 3.ª Melhor Via Verde pela European Greenway Award. Localizada na margem esquerda do Rio Minho, com uma extensão aproximada de 13,565 km, este corredor ecológico de Vila Nova de Cerveira aproveitou a maioria dos trilhos ou caminhos de servidão já existentes, articulando pontos de ligação principais no seu trajeto e criando um percurso harmonizado com a paisagem envolvente, sem recorrer a alterações na topografia do terreno nem a alteração/destruição dos alinhamentos vegetais existentes.
De portas abertas, o investimento total associado à construção do edifício e aos arranjos exteriores do Laboratório de Cycling & Walking é de 410 mil euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020, através do FEDER, de 178.267,48 euros.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.