Os utilizadores da Ecopista do Rio Minho - Caminho do Rio, no concelho de Vila Nova de Cerveira, já podem usufruir de um espaço de apoio, após percorrer os 13kms entre Gondarém e Campos, a pé ou em bicicleta. Trata-se do Laboratório de Cycling & Walking, na União de Freguesia de Campos e Vila Meã, num investimento total de 410 mil euros, cofinanciado pelo Norte 2020 em 178 mil euros.
Projetado para proporcionar um ambiente confortável e funcional, o edifício, construído de raiz (218m2), conta com um espaço multimédia de interpretação dos valores naturais, patrimoniais, culturais e paisagístico presentes no percurso da ecovia, e um espaço de convívio, com serviço de cafetaria. Numa área autónoma e independente, encontram-se as instalações sanitárias com balneários de apoio às atividades de cycling & walking e uma área para pequenos curativos, bem como pátios exteriores onde é possível fazer pequenas reparações de bicicletas ou outros veículos sem motor.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “esta infraestrutura foi idealizada para oferecer uma melhor experiência aos frequentadores da Ecovia, promovendo a mobilidade e o turismo sustentável, além do bem-estar durante a jornada de atividade física”. Rui Teixeira realça ainda uma outra caraterística singular desta via verde junto ao rio Minho, a de ser “cada vez mais utilizada pelos peregrinos do Caminho Português da Costa, e que passam a ter mais um ponto de apoio e de descanso”.
Nas últimas duas décadas, o concelho de Vila Nova de Cerveira prospera no turismo de natureza, apostando em projetos vencedores de crescimento sustentável e de salvaguarda da biodiversidade. A Ecovia ‘Caminho do Rio’ é um dos bons exemplos, tendo já sido distinguida como a 3.ª Melhor Via Verde pela European Greenway Award. Localizada na margem esquerda do Rio Minho, com uma extensão aproximada de 13,565 km, este corredor ecológico de Vila Nova de Cerveira aproveitou a maioria dos trilhos ou caminhos de servidão já existentes, articulando pontos de ligação principais no seu trajeto e criando um percurso harmonizado com a paisagem envolvente, sem recorrer a alterações na topografia do terreno nem a alteração/destruição dos alinhamentos vegetais existentes.
De portas abertas, o investimento total associado à construção do edifício e aos arranjos exteriores do Laboratório de Cycling & Walking é de 410 mil euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020, através do FEDER, de 178.267,48 euros.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.
O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.