A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu no centro de Transportes um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que aumentaram nas “freguesias mais próximas da sede do concelho”.
Este segundo espaço de atendimento junta-se ao existente no Centro de Apoio às Empresas, em Campos, e “surge da necessidade de dar resposta ao aumento do número de migrantes que se encontram a viver e/ou trabalhar nas freguesias mais próximas da sede do concelho”, indica aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo, em comunicado.
De acordo com os resultados provisórios dos Censos 2021, os residentes estrangeiros em Vila Nova de Cerveira “subiram de 278 em 2011 para 607 em 2021”, numa “variação de, aproximadamente, 120%, sendo na sua maioria oriundos de países não pertencentes ao espaço territorial da União Europeia”, refere a câmara.
“Do perfil recolhido por um diagnóstico social realizado, em 2022, pela câmara, a população imigrante residente no concelho é, na sua maioria, do sexo masculino, na faixa etária entre os 20 e os 49 anos e possui um elevado nível de escolaridade (médio ou superior)”, acrescenta.
O município observa ainda que quase metade dos imigrantes vive com “outros elementos do agregado familiar (cônjuge, filhos ou pais), estando a residir, maioritariamente, na União das Freguesias de Campos e Vila Meã, o que se explica pela sua oferta de trabalho na área industrial, e na União das Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe”.
Os CLAIM são gabinetes de acolhimento para apoiar todo o processo de integração de pessoas migrantes, “articulando com as diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local”.
“Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano”, descreve a autarquia.
Numa primeira fase, o novo CLAIM funcionará às segundas-feiras das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 16:30, mediante marcação prévia por telefone ( 251 708 072 | 927 480 752) ou por correio eletrónico (claim@cm-vncerveira.pt).
“Caso se venha a justificar, o atendimento poderá ser alargado a mais dias”, diz o município.
Quanto ao CLAIM do CAE – Centro de Apoio às Empresas, funciona de segunda-feira a sexta-feira das 09:00 às 16:30.
“A preocupação do atual executivo municipal liderado por Rui Teixeira com a elaboração de uma estratégia concertada para os migrantes começou em 2022, com a realização de um exaustivo diagnóstico da população imigrante residente no concelho”, assinala o município.
A Câmara recorda que, “entre as várias sugestões apontadas no documento final, destacava-se a importância da realização de cursos de português, a realização de festas e outras atividades culturais de integração, além de providenciar serviços de apoio diversos”.
A autarquia aumentou o número de turmas de PLA – Português Língua de Acolhimento”, o que levou à “certificação de 74 migrantes (nível A1-A2) de 11 nacionalidades, permitindo-lhes a revalidação do título de residência”.
“Entre setembro e outubro de 2023, 88 cidadãos de 13 nacionalidades a residir no concelho de Vila Nova de Cerveira participaram nas Oficinas Criativas de cerâmica, gravura e serigrafia”, promovidas pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, com orientação dos artistas Henrique do Vale, Acácio de Carvalho e Paulo Barros.
A autarquia e a FBAC dinamizam ainda um projeto intercultural de integração através da partilha de “diferentes histórias de vida e geografias”, no âmbito do projeto “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
Pelo menos uma pessoa sobreviveu ao desastre aéreo de hoje em Ahmedabad, na Índia, e está a receber tratamento hospitalar, disse uma fonta polícia à comunicação social.
O bairro da Imaculada Conceição, em Monção, está a ser alvo de um investimento de cerca de 5,2 milhões de euros para reabilitar as 50 habitações existentes e construir 32 novas casas a custos controlados, revelou a autarquia.
A Fortaleza de Valença recebe o Peddy Paper "Missão Fortaleza", sexta-feira, 13 de junho, a partir das 10h00, com a participação de onze equipas, num total de 55 alunos do agrupamento de escolas "Muralhas do Minho".
Chegou o momento de demonstrar força, habilidade, coragem e companheirismo na II Gladiator Race Junior Eurocidade Cerveira-Tomiño. É a contagem decrescente para um novo encontro com esta emocionante corrida de obstáculos, pensada para as crianças e jovens de Cerveira e Tomiño, organizada no âmbito do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT).
O canoísta Francisco Santos, natural de Viana do Castelo, conquistou, no fim de semana, a medalha de prata para Portugal no Campeonato Europeu de Maratona que decorreu em Ponte de Lima.
O Município de Ponte de Lima marca presença na edição de 2025 da Feira Nacional da Agricultura, a decorrer no CNEMA, em Santarém, para a promoção do Vale do Lima: Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025, com a degustação de vinhos da casta Loureiro de produtores engarrafadores do concelho de Ponte de Lima, bem como com uma mostra e prova de produtos locais.
O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a visitar as freguesias do concelho num ciclo de encontros que visa auscultar as preocupações locais e recolher contributos, no âmbito das eleições autárquicas deste ano.