A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu no centro de Transportes um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que aumentaram nas “freguesias mais próximas da sede do concelho”.
Este segundo espaço de atendimento junta-se ao existente no Centro de Apoio às Empresas, em Campos, e “surge da necessidade de dar resposta ao aumento do número de migrantes que se encontram a viver e/ou trabalhar nas freguesias mais próximas da sede do concelho”, indica aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo, em comunicado.
De acordo com os resultados provisórios dos Censos 2021, os residentes estrangeiros em Vila Nova de Cerveira “subiram de 278 em 2011 para 607 em 2021”, numa “variação de, aproximadamente, 120%, sendo na sua maioria oriundos de países não pertencentes ao espaço territorial da União Europeia”, refere a câmara.
“Do perfil recolhido por um diagnóstico social realizado, em 2022, pela câmara, a população imigrante residente no concelho é, na sua maioria, do sexo masculino, na faixa etária entre os 20 e os 49 anos e possui um elevado nível de escolaridade (médio ou superior)”, acrescenta.
O município observa ainda que quase metade dos imigrantes vive com “outros elementos do agregado familiar (cônjuge, filhos ou pais), estando a residir, maioritariamente, na União das Freguesias de Campos e Vila Meã, o que se explica pela sua oferta de trabalho na área industrial, e na União das Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe”.
Os CLAIM são gabinetes de acolhimento para apoiar todo o processo de integração de pessoas migrantes, “articulando com as diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local”.
“Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano”, descreve a autarquia.
Numa primeira fase, o novo CLAIM funcionará às segundas-feiras das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 16:30, mediante marcação prévia por telefone ( 251 708 072 | 927 480 752) ou por correio eletrónico (claim@cm-vncerveira.pt).
“Caso se venha a justificar, o atendimento poderá ser alargado a mais dias”, diz o município.
Quanto ao CLAIM do CAE – Centro de Apoio às Empresas, funciona de segunda-feira a sexta-feira das 09:00 às 16:30.
“A preocupação do atual executivo municipal liderado por Rui Teixeira com a elaboração de uma estratégia concertada para os migrantes começou em 2022, com a realização de um exaustivo diagnóstico da população imigrante residente no concelho”, assinala o município.
A Câmara recorda que, “entre as várias sugestões apontadas no documento final, destacava-se a importância da realização de cursos de português, a realização de festas e outras atividades culturais de integração, além de providenciar serviços de apoio diversos”.
A autarquia aumentou o número de turmas de PLA – Português Língua de Acolhimento”, o que levou à “certificação de 74 migrantes (nível A1-A2) de 11 nacionalidades, permitindo-lhes a revalidação do título de residência”.
“Entre setembro e outubro de 2023, 88 cidadãos de 13 nacionalidades a residir no concelho de Vila Nova de Cerveira participaram nas Oficinas Criativas de cerâmica, gravura e serigrafia”, promovidas pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, com orientação dos artistas Henrique do Vale, Acácio de Carvalho e Paulo Barros.
A autarquia e a FBAC dinamizam ainda um projeto intercultural de integração através da partilha de “diferentes histórias de vida e geografias”, no âmbito do projeto “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.