Vila Nova de Cerveira já se está a preparar para celebrar a época mais mágica do ano. A programação de Natal apresentada pela Câmara Municipal já é uma referência no Norte de Portugal e na Galiza, cativando milhares de pessoas.
Um dos eventos de destaque da vasta programação natalícia é o Mercado de Natal que regressa, ao centro histórico, de 6 a 10 de dezembro, com disponibilidade para acolher 40 expositores de diversas áreas alusivas à quadra festiva, bem como uma ornamentação única e animada. As inscrições estão abertas desde esta quinta-feira, dia 2, e decorrem até ao dia 16 de novembro.
Podem participar artesãos, feirantes, comerciantes, associações locais ou outras quaisquer entidades, desde que se enquadrem nos objetivos natalícios definidos.
Os interessados devem consultar as Normas de Participação e formalizar a sua participação, junto dos serviços da cultura da autarquia, presencialmente, via correio postal, ou através de correio eletrónico para candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt (com o limite máximo e capacidade de receção de 7 MB).
Com uma oferta cultural e de lazer diversificada, o Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira apresenta-se ao longo de cinco dias, com produtos genuínos e singulares, além da doçaria típica natalícia, permitindo vivenciar uma experiência contemplativa de sons, cores, texturas, cheiros e sabores conjugados com muita diversão e entretenimento.
Consulte as Normas de Participação em: https://bit.ly/NormasdeParticipaçãoMercadodeNatal2023
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.