Vila Nova de Cerveira já se está a preparar para celebrar a época mais mágica do ano. A programação de Natal apresentada pela Câmara Municipal já é uma referência no Norte de Portugal e na Galiza, cativando milhares de pessoas.
Um dos eventos de destaque da vasta programação natalícia é o Mercado de Natal que regressa, ao centro histórico, de 6 a 10 de dezembro, com disponibilidade para acolher 40 expositores de diversas áreas alusivas à quadra festiva, bem como uma ornamentação única e animada. As inscrições estão abertas desde esta quinta-feira, dia 2, e decorrem até ao dia 16 de novembro.
Podem participar artesãos, feirantes, comerciantes, associações locais ou outras quaisquer entidades, desde que se enquadrem nos objetivos natalícios definidos.
Os interessados devem consultar as Normas de Participação e formalizar a sua participação, junto dos serviços da cultura da autarquia, presencialmente, via correio postal, ou através de correio eletrónico para candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt (com o limite máximo e capacidade de receção de 7 MB).
Com uma oferta cultural e de lazer diversificada, o Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira apresenta-se ao longo de cinco dias, com produtos genuínos e singulares, além da doçaria típica natalícia, permitindo vivenciar uma experiência contemplativa de sons, cores, texturas, cheiros e sabores conjugados com muita diversão e entretenimento.
Consulte as Normas de Participação em: https://bit.ly/NormasdeParticipaçãoMercadodeNatal2023
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.