A primeira edição do evento gastronómico Sabores com Tradição destaca, no fim de semana, em Vila Nova de Cerveira, o sável do rio Minho, divulgou hoje a Câmara.
Segundo a autarquia do distrito de Viana do Castelo, a iniciativa pretende “valorizar o sável como um prato tipicamente cerveirense, aliado ao papel promotor fundamental do associativismo concelhio”.
Para a primeira edição do evento, promovida pela câmara, em parceria com a Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, “as comissões de festas em honra de São Sebastião e de São Roque das Cortes foram desafiadas a apresentar o sável do rio Minho nas suas diversas confeções, desde o debulho de sável, o sável frito com arroz e o sável de escabeche, harmonizados com um conjunto diversificado de sobremesas”.
O evento Sabores com Tradição decorre, no sábado e domingo, entre as 11:30 e as 17:00, sendo que, no primeiro dia a animação será garantida pelo Grupo de Bombos São Tiago de Sopo e o Grupo de Cavaquinhos de Lovelhe. No domingo atuam, o Grupo de Bombos do Divino Salvador de Covas e o Rancho Folclórico Infantil de Gondarém.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.
A freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, mobilizou-se para apoiar as populações afetadas pela depressão Kristin. Um empresário local doou material e garantiu o transporte para as zonas mais atingidas.
A Força Aérea Portuguesa mantém 560 militares no terreno no âmbito da operação de apoio às populações afetadas, com ações coordenadas em várias regiões do país e resposta operacional permanente.
Um aluimento pontual no pavimento junto ao topo norte do paredão da Praia de Moledo, no concelho de Caminha, obrigou à interdição preventiva da área e à realização de uma intervenção urgente de estabilização, informou o Município.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.