Iniciou esta terça-feira a VII Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar em Viana do Castelo e conta com a participação de cerca de 700 professores de Educação Física e do Desporto Escolar e mais de meia centena de formadores das mais diversas áreas temáticas.
Na cerimónia de abertura, o Vereador da Educação, Manuel Vitorino, destacou “a evidência da educação física e do desporto escolar no desenvolvimento integral, psicomotor, cognitivo, social, em todas as dimensões dos nossos alunos” considerando haver “urgência de nos mobilizarmos para fazermos do desporto um projeto agregador de transformação das nossas escolas e da sociedade”.
Por isso mesmo, o responsável considerou uma mais-valia para Viana do Castelo poder acolher esta VII Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar enquanto oportunidade “para criar a reflexão necessária, para criar a partilha de oportunidades e de projetos que permitam evoluir nesta senda do desporto como projeto agregador para as nossas escolas” particularmente no ano em que é Cidade Europeia do Desporto.
Realizada em parceria com o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, com as Federações que tutelam as modalidades, sobre as quais vão ser promovidas ações de formação, e ainda com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar consiste na realização de 3 conferências, 14 workshops e de 15 ações de formação em diversos temas, desde o planeamento estratégico, até às didáticas do ensino de diversos desportos.
A Semana Nacional de Formação é um marco importante do programa de atividades do Desporto Escolar, sendo também um momento único de reencontro, aprendizagem, partilha de conhecimento e boas práticas.
Esta é uma importante oportunidade para potenciar a formação dos professores e promover o desenvolvimento do Desporto Escolar.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.