A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a preparar as VII Olimpíadas Seniores, que acontecem no âmbito do Olympics4All e que prometem reunir cerca de 400 participantes, nos dias 2, 3 e 4 de outubro.
O evento vai contar com a presença de todo o Alto Minho, com seniores residentes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, contando ainda com a participação da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo.
As VII Olimpíadas Seniores vão contar também com a presença de seniores de Fornos de Algodres, reunindo ainda participação de Sanxenxo, Espanha, e do município de Cesena, vindo de Itália.
Na segunda-feira, 2 de outubro, a receção das comitivas está agendada para as 9h00, na Praça da República, seguindo-se a Cerimónia Oficial de Abertura. A partir daí, os seniores vão desfilar até ao relvado do Campo d’Agonia.
Os jogos arrancam às 10h30, com competições de voleibol, fut3 e basquetebol também no Campo d’Agonia, espaço central da iniciativa. A partir das 14h30, arrancam as competições de boccia, petanca, malha, fut3, voleibol adaptado e basquetebol. Nessa primeira noite, o Centro Cultural de Viana do Castelo é espaço de animação musical com a presença dos participantes.
A 3 de outubro, terça-feira, a Piscina Municipal Frederico Pinheiro recebe natação, das 9h00 às 12h00. No mesmo horário, o Campo d’Agonia é novamente palco de voleibol, fut3 e basquetebol. Nessa tarde, o mesmo local acolhe competições de boccia, petanca, malha, remo indoor, fut3, voleibol adaptado e basquetebol.
Na segunda noite, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, que está a assinalar o 20º aniversário, vai atuar para os seniores.
No último dia, 4 de outubro, das 9h00 às 12h00, acontecem as competições de atletismo e as finais de voleibol, fut3 e basquetebol no Campo d’Agonia. De tarde, mais finais, entre boccia, petanca, malha e tração à corda.
As olimpíadas encerram com um jantar de gala na Quinta do Carvalho, que inclui entrega de troféus, anúncio da equipa vencedora e ainda anúncio do município que irá organizar o evento no próximo ano.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.