Em colaboração com o EURES Transfronteiriço Norte de Portugal - Galiza, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), a AEP - Associação Empresarial de Portugal e a Universidade de Vigo promoveu em 2023 mais uma edição da iniciativa Video Talentum.
O objetivo é facilitar a empresas do Norte de Portugal e da Galiza, com necessidades específicas de contratação de perfis profissionais de difícil cobertura, o contacto com estudantes e recém formados de várias instituições de ensino superior da eurorregião, designadamente da Universidade de Vigo, da Universidade do Minho, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, da CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), do Instituto Politécnico da Maia – Universidade da Maia e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).
Tendo por base a ideia de um elevator pitch virtual, que é uma forma curta de apresentar alguém ou um projeto, os candidatos a emprego foram convidados a gravar um pitch de 2 a 3 minutos em vídeo, para apresentar os respetivos currículos e competências profissionais na perspetiva de captar o interesse dos recrutadores.
As empresas que confirmem a sua participação vão receber um link para acederem a uma plataforma que lhes permitirá consultar as apresentações elaboradas pelos alunos finalistas e recém-formados das referidas instituições, podendo de seguida marcar entrevistas com os candidatos do seu interesse.
A participação das empresas no programa Video Talentum é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no site da AEP – Associação Empresarial de Portugal (link direto: https://www.aeportugal.pt/pt/evento-gratuito—aep?campaign=75bc9f11-b869-ee11-9ae7-000d3a666782&campaign_page=2391&parent_id=).
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.