O vídeo musical “Havemos de ir a Viana”, realizado pelo vianense Flávio Cruz, acaba de vencer o prémio “Melhor Vídeo Musical” (Best Music Video) no Los Angeles Independent Film Festival Awards (LAIFFA).
Este Festival, realizado em Hollywood, nos Estados Unidos da América, pretende valorizar o trabalho criativo realizado por cineastas, em todo o mundo.
Recorda-se que o vídeo da canção “Havemos de ir a Viana” de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e cantado por Amália Rodrigues, tem feito um percurso brilhante, tendo já participado em 11 festivais, de 9 diferentes países e arrecadado 10 prémios.
Este trabalho, que reuniu contributos de 48 artistas e músicos locais, de diferentes áreas musicais, foi lançado na Romaria da Sra. d’Agonia de 2020, e nas primeiras seis horas de publicação foi visionado 500 vezes por minuto, tendo já atingido mais de um milhão de visualizações.
Este projeto resultou de uma proposta da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Sra. d’Agonia e foi uma das formas encontradas para colmatar os efeitos das restrições que a situação pandémica exigia.
Lista de prémios conseguidos nos festivais em que participou:
– Los Angeles Independent Film Festival Awards – LAIFFA (EUA): Best Music Video;
– International Tourism Film Fest – (Gaziantep – Turquia): Silver Award | City Films;
– Finisterra Brazil Film Art & Tourism Festival (Brasil): Best SoundTrack, 1st Prize Promotion e 1st Prize Religious;
– Kinofestival – Light of the World (Rússia): Bronze Award;
– ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo (Portugal): Primeiro Prémio Música e Dança;
– International Amorgos Film Festival (Grécia): Organiser’s Award;
– 5th Meihodo International Youth Visual Media Festival (Japão): Outstanding Work;
– Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival (Portugal): Special Award.
Lista de festivais em que “Havemos de ir a Viana” fez parte da seleção oficial:
– First-Time Filmmaker Sessions PinewoodStudios (Reino Unido);
– CLIT- Can You Find it! (Portugal);
– Festival del Cinema di Cefalú (Itália).

No âmbito das comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território (CIT) organiza, no próximo dia 24 de janeiro, às 14h00, um atelier dedicado à confeção artesanal da broa de milho, em forno antigo a lenha.
A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.