O vídeo musical “Havemos de ir a Viana”, realizado pelo vianense Flávio Cruz, acaba de vencer o prémio “Melhor Vídeo Musical” (Best Music Video) no Los Angeles Independent Film Festival Awards (LAIFFA).
Este Festival, realizado em Hollywood, nos Estados Unidos da América, pretende valorizar o trabalho criativo realizado por cineastas, em todo o mundo.
Recorda-se que o vídeo da canção “Havemos de ir a Viana” de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e cantado por Amália Rodrigues, tem feito um percurso brilhante, tendo já participado em 11 festivais, de 9 diferentes países e arrecadado 10 prémios.
Este trabalho, que reuniu contributos de 48 artistas e músicos locais, de diferentes áreas musicais, foi lançado na Romaria da Sra. d’Agonia de 2020, e nas primeiras seis horas de publicação foi visionado 500 vezes por minuto, tendo já atingido mais de um milhão de visualizações.
Este projeto resultou de uma proposta da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Sra. d’Agonia e foi uma das formas encontradas para colmatar os efeitos das restrições que a situação pandémica exigia.
Lista de prémios conseguidos nos festivais em que participou:
– Los Angeles Independent Film Festival Awards – LAIFFA (EUA): Best Music Video;
– International Tourism Film Fest – (Gaziantep – Turquia): Silver Award | City Films;
– Finisterra Brazil Film Art & Tourism Festival (Brasil): Best SoundTrack, 1st Prize Promotion e 1st Prize Religious;
– Kinofestival – Light of the World (Rússia): Bronze Award;
– ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo (Portugal): Primeiro Prémio Música e Dança;
– International Amorgos Film Festival (Grécia): Organiser’s Award;
– 5th Meihodo International Youth Visual Media Festival (Japão): Outstanding Work;
– Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival (Portugal): Special Award.
Lista de festivais em que “Havemos de ir a Viana” fez parte da seleção oficial:
– First-Time Filmmaker Sessions PinewoodStudios (Reino Unido);
– CLIT- Can You Find it! (Portugal);
– Festival del Cinema di Cefalú (Itália).

O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.