O vianense Artur Costa, da Desnível Positivo - Associação Desportiva e Recreativa Luso-Galaica, vai participar na Maratona Des Sables, que se prepara para a sua 38ª edição, de 12 de abril a 22 de abril de 2024. Esta que é considerada a corrida mais difícil do mundo, acontecerá uma vez mais no coração do Saara marroquino e conta com a participação de 1 200 corredores de 55 países.
A Maratona des Sables, tem 250 quilômetros e seis estágios. É uma “jornada autossuficiente” de sete dias que exige que os corredores carreguem tudo o que precisam nas costas, como alimentos e equipamentos, tendo ainda de confiar nas suas habilidades para fazer fogo e assim cozinhar a sua comida.
Os participantes enfrentarão condições climáticas extremas em “terreno traiçoeiro” testando os seus limites ao máximo.
Desde a primeira edição que a Maratona des Sables, além de testar de resistência física dos corredores pretende também promover o desenvolvimento sustentável com o intuito de minimizar a pegada de carbono do evento.
Para Artur Costa, a sua viagem mais desafiante começa no dia 12 de abril por terrenos marroquinos e segundo João Augusto Montes, também corredor da Desnível Positivo, o atleta “tem uma alimentação e preparação pensada ao pormenor e os resultados falam por si”, confirmando que o mesmo “é muito ambicioso neste tipo de desafios” dando o exemplo que mesmo depois de correr o quilometro vertical de Estorãos até à Senhora do Minho” ainda consegue rir”.
A prova vai decorrer em Rabat (Kenitra, Rabat-Salé-Kénitra, Marrocos).
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.