Logo
Nacional

Vianenses recriam típico tapete de sal com 26 metros de comprimento para a JMJ

2 Agosto, 2023 | 16:23
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Um grupo composto por oito vianenses vai recriar, esta noite, em Lisboa, o típico tapete de sal anualmente confecionado por moradores da Ribeira para a Romaria d’Agonia, em Viana. Com mais de uma tonelada e meia de sal, o tapete pretende acolher o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A confeção do tapete, a convite da organização da JMJ, terá início a partir das 20h00 de hoje, nos talhões do Parque Eduardo VII, em Lisboa. Segundo a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, numa nota de imprensa, o tapete será inspirado nos bordados de Viana e terá uma área total de 75 metros quadrados. O trabalho vai “prolongar-se durante toda a noite e madrugada e nos seus 26 metros de comprimento vai recorrer a uma tonelada e meia de sal, também tingindo com as cores vermelha e azul, além de flores e outros adereços”, explicou.

João Chavarria, responsável pela confeção do tapete, disse ainda que “é uma honra por Viana do Castelo ter sido escolhida e por estarmos a representar a nossa Ribeira, as nossas gentes e as nossas tradições”.

O tapete de sal será percorrido esta quinta-feira, 3 de agosto, pelo Papa Francisco.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Nacional 18 Abril, 2024

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

A ministra da Saúde disse, esta quarta-feira, desconhecer formalmente a existência de ruturas de vacinas, mas espera que a Direção Executiva forneça a “informação necessária” para avaliar dificuldades que Unidades Locais de Saúde possam estar a ter para as adquirir.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.