Um grupo composto por oito vianenses vai recriar, esta noite, em Lisboa, o típico tapete de sal anualmente confecionado por moradores da Ribeira para a Romaria d’Agonia, em Viana. Com mais de uma tonelada e meia de sal, o tapete pretende acolher o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A confeção do tapete, a convite da organização da JMJ, terá início a partir das 20h00 de hoje, nos talhões do Parque Eduardo VII, em Lisboa. Segundo a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, numa nota de imprensa, o tapete será inspirado nos bordados de Viana e terá uma área total de 75 metros quadrados. O trabalho vai “prolongar-se durante toda a noite e madrugada e nos seus 26 metros de comprimento vai recorrer a uma tonelada e meia de sal, também tingindo com as cores vermelha e azul, além de flores e outros adereços”, explicou.
João Chavarria, responsável pela confeção do tapete, disse ainda que “é uma honra por Viana do Castelo ter sido escolhida e por estarmos a representar a nossa Ribeira, as nossas gentes e as nossas tradições”.
O tapete de sal será percorrido esta quinta-feira, 3 de agosto, pelo Papa Francisco.

Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.