Logo
Nacional

Vianenses recriam típico tapete de sal com 26 metros de comprimento para a JMJ

2 Agosto, 2023 | 16:23
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Um grupo composto por oito vianenses vai recriar, esta noite, em Lisboa, o típico tapete de sal anualmente confecionado por moradores da Ribeira para a Romaria d’Agonia, em Viana. Com mais de uma tonelada e meia de sal, o tapete pretende acolher o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A confeção do tapete, a convite da organização da JMJ, terá início a partir das 20h00 de hoje, nos talhões do Parque Eduardo VII, em Lisboa. Segundo a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, numa nota de imprensa, o tapete será inspirado nos bordados de Viana e terá uma área total de 75 metros quadrados. O trabalho vai “prolongar-se durante toda a noite e madrugada e nos seus 26 metros de comprimento vai recorrer a uma tonelada e meia de sal, também tingindo com as cores vermelha e azul, além de flores e outros adereços”, explicou.

João Chavarria, responsável pela confeção do tapete, disse ainda que “é uma honra por Viana do Castelo ter sido escolhida e por estarmos a representar a nossa Ribeira, as nossas gentes e as nossas tradições”.

O tapete de sal será percorrido esta quinta-feira, 3 de agosto, pelo Papa Francisco.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 11 Fevereiro, 2026

Ministra da Administração Interna pede demissão e Primeiro-Ministro assume funções interinamente

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Presidente da República.

Nacional 11 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém distritos do Norte e Centro sob aviso laranja esta quarta-feira

Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 11 Fevereiro, 2026

Três desalojados após novo deslizamento de terras em Ponte da Barca

Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca: Derrocada obriga retirada preventiva de 20 pessoas

Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Deslizamento de terras provoca sete desalojados em Ponte da Barca

Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe VII Convenção do Mercado das Viagens sob o lema “Rumo ao Futuro”

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.