O grupo a cappella Contraponto acaba de lançar o seu mais recente videoclipe, como repto final da celebração dos seus 10 anos de existência, onde interpreta alguns dos intemporais temas de Queen.
Este videoclipe, ao viajar pela inesquecível biblioteca de Freddy Mercury, pretende celebrá-lo da melhor forma possível. Passando por “Crazy Little Thing Called Love” e tocando em tesouros discretos como “Jealousy”, desafia-o a identificar (e porque não cantar!) cada uma das canções aí interpretadas.
Para além de desfrutar da música, aproveite para viajar pelo maravilhoso mundo imaginário dos Contraponto: a proposta audiovisual apresenta uma abordagem completamente diferente e inovadora, com ilustrações originais de Luísa Coelho.
Com arranjo de Nuno Gaião, o tema foi gravado no Estúdio GAM por Pedro Alves Júnior, com produção vídeo da MEDIAVIV.
Este é o novo videoclipe:
Os Contraponto são um grupo de jovens cantores que em Setembro de 2012 se juntaram com o objetivo de fazer boa música, com qualidade e profissionalismo. Apresentam-se como grupo a cappella, interpretando obras de variados estilos como música clássica, jazz e pop.
O lançamento do seu primeiro videoclipe, em 2013, de um medley dos Coldplay no qual cantaram a cappella os maiores êxitos desta banda de renome num arranjo próprio e único, fez com que ganhassem bastante reconhecimento nacional.
Desde a conceção do grupo, atuaram em várias salas do país como o Teatro Municipal Sá de Miranda e Centro Cultural de Viana do Castelo, Teatro Municipal de Vila do Conde, Cine-Teatro Garret (Póvoa de Varzim), Auditório Municipal de Esposende, CAE Figueira da Foz, Auditório Vita (Braga), Cine-Teatro João Verde (Monção), Pavilhão Multiusos e Cine-Teatro de V. N. de Cerveira, Teatro Sá da Bandeira (Porto), Coliseu do Porto, Cine-Teatro de Estarreja, entre outros.
No início de 2015 lançaram – juntamente com Rita Redshoes – uma versão a cappella de uma música da autoria da conhecida cantora portuguesa, “Blood deal”. Em Setembro de 2015 publicaram um novo videoclipe – um medley de músicas do filme da Disney “Rei Leão” – que em menos de duas semanas atingiu as 260 000 visualizações no YouTube e que conta agora com quase 1 milhão e 500 mil visualizações.
Em 2016 participaram no programa da RTP1 “Got Talent Portugal” onde chegaram à final, levando-os a um ainda maior reconhecimento nacional. Dessa participação surgiu o convite por parte do jurado Manuel Moura dos Santos para, em Junho de 2020, serem um dos concorrentes por si seleccionados para participarem na primeira edição do programa “Batalha dos Jurados” da RTP.
Lançaram, no ano de 2017, o seu primeiro trabalho discográfico, tendo como bandeira o videoclipe do single “À minha maneira”, dos Xutos & Pontapés. Este CD conta com arranjos de músicas de artistas portugueses consagrados, interpretados exclusivamente a cappella. Todos os arranjos são da autoria dos Contraponto.
Em Maio de 2020, publicaram o segundo single do seu CD homónimo, apresentando um videoclipe do tema “Problema de Expressão”, dos Clã.
Em Abril de 2021, apresentaram um novo videoclipe do tema “Quem és tu miúda”, apresentando-se ao lado de Marlon, vocalista do grupo intérprete do tema original, “Os Azeitonas”.
O quarto e último single foi lançado em Abril de 2022, evocando a Revolução dos Cravos com “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho.
Em Abril de 2023 comemoraram, com dois concertos lotados no Teatro Sá de Miranda, os seus 10 anos de existência, revivendo as músicas mais icónicas desta já não tão curta carreira.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.