O grupo a cappella Contraponto acaba de lançar o seu mais recente videoclipe, como repto final da celebração dos seus 10 anos de existência, onde interpreta alguns dos intemporais temas de Queen.
Este videoclipe, ao viajar pela inesquecível biblioteca de Freddy Mercury, pretende celebrá-lo da melhor forma possível. Passando por “Crazy Little Thing Called Love” e tocando em tesouros discretos como “Jealousy”, desafia-o a identificar (e porque não cantar!) cada uma das canções aí interpretadas.
Para além de desfrutar da música, aproveite para viajar pelo maravilhoso mundo imaginário dos Contraponto: a proposta audiovisual apresenta uma abordagem completamente diferente e inovadora, com ilustrações originais de Luísa Coelho.
Com arranjo de Nuno Gaião, o tema foi gravado no Estúdio GAM por Pedro Alves Júnior, com produção vídeo da MEDIAVIV.
Este é o novo videoclipe:
Os Contraponto são um grupo de jovens cantores que em Setembro de 2012 se juntaram com o objetivo de fazer boa música, com qualidade e profissionalismo. Apresentam-se como grupo a cappella, interpretando obras de variados estilos como música clássica, jazz e pop.
O lançamento do seu primeiro videoclipe, em 2013, de um medley dos Coldplay no qual cantaram a cappella os maiores êxitos desta banda de renome num arranjo próprio e único, fez com que ganhassem bastante reconhecimento nacional.
Desde a conceção do grupo, atuaram em várias salas do país como o Teatro Municipal Sá de Miranda e Centro Cultural de Viana do Castelo, Teatro Municipal de Vila do Conde, Cine-Teatro Garret (Póvoa de Varzim), Auditório Municipal de Esposende, CAE Figueira da Foz, Auditório Vita (Braga), Cine-Teatro João Verde (Monção), Pavilhão Multiusos e Cine-Teatro de V. N. de Cerveira, Teatro Sá da Bandeira (Porto), Coliseu do Porto, Cine-Teatro de Estarreja, entre outros.
No início de 2015 lançaram – juntamente com Rita Redshoes – uma versão a cappella de uma música da autoria da conhecida cantora portuguesa, “Blood deal”. Em Setembro de 2015 publicaram um novo videoclipe – um medley de músicas do filme da Disney “Rei Leão” – que em menos de duas semanas atingiu as 260 000 visualizações no YouTube e que conta agora com quase 1 milhão e 500 mil visualizações.
Em 2016 participaram no programa da RTP1 “Got Talent Portugal” onde chegaram à final, levando-os a um ainda maior reconhecimento nacional. Dessa participação surgiu o convite por parte do jurado Manuel Moura dos Santos para, em Junho de 2020, serem um dos concorrentes por si seleccionados para participarem na primeira edição do programa “Batalha dos Jurados” da RTP.
Lançaram, no ano de 2017, o seu primeiro trabalho discográfico, tendo como bandeira o videoclipe do single “À minha maneira”, dos Xutos & Pontapés. Este CD conta com arranjos de músicas de artistas portugueses consagrados, interpretados exclusivamente a cappella. Todos os arranjos são da autoria dos Contraponto.
Em Maio de 2020, publicaram o segundo single do seu CD homónimo, apresentando um videoclipe do tema “Problema de Expressão”, dos Clã.
Em Abril de 2021, apresentaram um novo videoclipe do tema “Quem és tu miúda”, apresentando-se ao lado de Marlon, vocalista do grupo intérprete do tema original, “Os Azeitonas”.
O quarto e último single foi lançado em Abril de 2022, evocando a Revolução dos Cravos com “E Depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho.
Em Abril de 2023 comemoraram, com dois concertos lotados no Teatro Sá de Miranda, os seus 10 anos de existência, revivendo as músicas mais icónicas desta já não tão curta carreira.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.
O Município de Monção marcou presença na INTUR, uma das maiores feiras de turismo de interior da Península Ibérica, integrada no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Durante o evento, que reuniu operadores turísticos e público em geral, o concelho destacou o seu património natural, cultural e gastronómico, reforçando a sua estratégia de promoção internacional.
Esta sexta-feira, 21 de novembro, às 21h00, chega ao Festival de Teatro de Viana do Castelo, “Lá”, uma coprodução entre o Teatro Meridional e o Teatro Regional da Serra do Montemuro.
A concept store Adorn, em Viana do Castelo, está a dinamizar uma iniciativa inédita que promete trazer mais movimento e curiosidade à Rua Manuel Espregueira durante o mês de dezembro. Até ao dia 24, a loja está a deixar diariamente um presente à porta, numa ação que reinventa o tradicional calendário de advento e pretende envolver a comunidade no espírito natalício.
Viana do Castelo já faz parte da Associação de Municípios de Fins Específicos – Pentágono Urbano, juntando-se a Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão numa estratégia conjunta que quer reforçar a cooperação cultural e projetar a região a nível nacional e internacional.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta este sábado os resultados finais do Projeto Bem Comum, uma iniciativa que durante dois anos percorreu o Norte do país para identificar boas práticas e inovar na gestão comunitária dos baldios.
O Espaço Cultural Linha Norte, no Estação Viana Shopping em Viana do Castelo, será o palco da estreia nacional de “Ah Amália On Tour”, no dia 27 de novembro, data em que se assinalam os 14 anos da inscrição do Fado na lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. A iniciativa marca o início da circulação do projeto imersivo Ah Amália – Living Experience pelo país.