Logo
Desporto

Vianense volta a jogar com o Portimonense para a Taça de Portugal passados 46 anos

20 Setembro, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Vianense e Portimonense vão defrontar-se pela terceira vez na Taça de Portugal. A primeira foi há 64 anos a trás, numa eliminatória realizada em duas mãos. A equipa minhota nunca perdeu com os algarvios, conseguindo seguir sempre em frente na competição.

A 31 de janeiro de 1960, no Estádio Dr. José de Matos, o primeiro jogo entre os dois emblemas terminou empatado (1-1), mas no jogo da segunda mão, realizado no Algarve a 1 de março do mesmo ano, o Vianense venceu por dois zero (0-2) e seguiu para os Oitavos de final onde foi eliminado pelo Benfica com derrota 1-2 em Viana e 6-0 no Estádio da Luz. Nesse ano o vencedor da Taça de Portugal foi o Belenenses que ganhou (2-1) ao Sporting na final.

Já depois desses confrontos em 1960, o Vianense e o Portimonense voltaram a encontrar-se para na prova rainha do futebol português. Há 46 anos a trás, na época de 1977/78, mas agora só num jogo, o Sport Clube Vianense voltou a triunfar por 2-0 frente aos algarvios e seguiu de novo para os “Oitavos” onde seria eliminado, em casa, pelo Gil Vicente (1-2). Nesse ano o Sporting conquistou o troféu (2-1) numa final com o FC Porto.

Desta vez, o Sport Clube Vianense recebe, este sábado, no Estádio Dr. José de Matos, o Portimonense Sporting Clube, em jogo da 2ª eliminatória.

A equipa de Viana do Castelo, que joga na série A do Campeonato de Portugal, afastou na primeira ronda o Vinhais, dos campeonatos distritais de Bragança, com uma vitória sofrida em casa (2-1). Já o Portimonense, que joga na 2ª Liga, apenas entra agora nesta competição.

O jogo deste sábado (11h00) terá transmissão em direto no Canal 11.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 28 Janeiro, 2026

Átoa encerram mês em Paredes de Coura com concerto acústico

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.

Internacional 28 Janeiro, 2026

Cerveira e Tomiño avançam com Eurocidade Inteligente e projetos inovadores

Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.