Logo
Desporto

Vianense volta a jogar com o Portimonense para a Taça de Portugal passados 46 anos

20 Setembro, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Vianense e Portimonense vão defrontar-se pela terceira vez na Taça de Portugal. A primeira foi há 64 anos a trás, numa eliminatória realizada em duas mãos. A equipa minhota nunca perdeu com os algarvios, conseguindo seguir sempre em frente na competição.

A 31 de janeiro de 1960, no Estádio Dr. José de Matos, o primeiro jogo entre os dois emblemas terminou empatado (1-1), mas no jogo da segunda mão, realizado no Algarve a 1 de março do mesmo ano, o Vianense venceu por dois zero (0-2) e seguiu para os Oitavos de final onde foi eliminado pelo Benfica com derrota 1-2 em Viana e 6-0 no Estádio da Luz. Nesse ano o vencedor da Taça de Portugal foi o Belenenses que ganhou (2-1) ao Sporting na final.

Já depois desses confrontos em 1960, o Vianense e o Portimonense voltaram a encontrar-se para na prova rainha do futebol português. Há 46 anos a trás, na época de 1977/78, mas agora só num jogo, o Sport Clube Vianense voltou a triunfar por 2-0 frente aos algarvios e seguiu de novo para os “Oitavos” onde seria eliminado, em casa, pelo Gil Vicente (1-2). Nesse ano o Sporting conquistou o troféu (2-1) numa final com o FC Porto.

Desta vez, o Sport Clube Vianense recebe, este sábado, no Estádio Dr. José de Matos, o Portimonense Sporting Clube, em jogo da 2ª eliminatória.

A equipa de Viana do Castelo, que joga na série A do Campeonato de Portugal, afastou na primeira ronda o Vinhais, dos campeonatos distritais de Bragança, com uma vitória sofrida em casa (2-1). Já o Portimonense, que joga na 2ª Liga, apenas entra agora nesta competição.

O jogo deste sábado (11h00) terá transmissão em direto no Canal 11.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Deslizamento de terras provoca sete desalojados em Ponte da Barca

Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe VII Convenção do Mercado das Viagens sob o lema “Rumo ao Futuro”

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Residente de Chafé doa cerca de 500 telhas para apoiar zonas afetadas pelo mau tempo

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.

Regional 10 Fevereiro, 2026

GNR deteve 18 pessoas e registou 54 acidentes na última semana no distrito de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Valença realoja 34 moradores por risco de cheia do rio Minho

Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém Norte e Centro sob aviso laranja esta terça-feira

Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.