Logo
Desporto

Vianense volta a jogar com o Portimonense para a Taça de Portugal passados 46 anos

20 Setembro, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Vianense e Portimonense vão defrontar-se pela terceira vez na Taça de Portugal. A primeira foi há 64 anos a trás, numa eliminatória realizada em duas mãos. A equipa minhota nunca perdeu com os algarvios, conseguindo seguir sempre em frente na competição.

A 31 de janeiro de 1960, no Estádio Dr. José de Matos, o primeiro jogo entre os dois emblemas terminou empatado (1-1), mas no jogo da segunda mão, realizado no Algarve a 1 de março do mesmo ano, o Vianense venceu por dois zero (0-2) e seguiu para os Oitavos de final onde foi eliminado pelo Benfica com derrota 1-2 em Viana e 6-0 no Estádio da Luz. Nesse ano o vencedor da Taça de Portugal foi o Belenenses que ganhou (2-1) ao Sporting na final.

Já depois desses confrontos em 1960, o Vianense e o Portimonense voltaram a encontrar-se para na prova rainha do futebol português. Há 46 anos a trás, na época de 1977/78, mas agora só num jogo, o Sport Clube Vianense voltou a triunfar por 2-0 frente aos algarvios e seguiu de novo para os “Oitavos” onde seria eliminado, em casa, pelo Gil Vicente (1-2). Nesse ano o Sporting conquistou o troféu (2-1) numa final com o FC Porto.

Desta vez, o Sport Clube Vianense recebe, este sábado, no Estádio Dr. José de Matos, o Portimonense Sporting Clube, em jogo da 2ª eliminatória.

A equipa de Viana do Castelo, que joga na série A do Campeonato de Portugal, afastou na primeira ronda o Vinhais, dos campeonatos distritais de Bragança, com uma vitória sofrida em casa (2-1). Já o Portimonense, que joga na 2ª Liga, apenas entra agora nesta competição.

O jogo deste sábado (11h00) terá transmissão em direto no Canal 11.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 20 Dezembro, 2025

Caminha prepara retoma da ligação fluvial com a Galiza já no próximo verão

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.

Desporto 20 Dezembro, 2025

Juventude Viana tenta hoje décima primeira vitória no campeonato frente ao Valongo B

A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Cultura 20 Dezembro, 2025

Orquestra Juvenil do Alto Minho abre inscrições para estágio de verão com Mahler

A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.

Regional 20 Dezembro, 2025

Presépio da ULSAM encanta utentes e visitantes em Viana do Castelo

O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Desporto 20 Dezembro, 2025

Santa Luzia FC visita Águias de Santa Marta na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.

Internacional 20 Dezembro, 2025

Viana Jazz nomeado em três categorias nos Iberian Festival Awards 2026

Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.

Nacional 20 Dezembro, 2025

Inverno chega este domingo com chuva, neve e queda acentuada de temperaturas

O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).