A Liga 3 está de regresso este fim-de-semana, com a realização da 15.ª jornada da prova. A primeira ronda de 2024 promete emoções fortes. O Vianense que terminou 2023 em último lugar com apenas 9 pontos, vai agora no novo Ano tentar corrigir a má prestação na prova para garantir a permanência na Liga 3.
A jornada deste fim de semana arrancou na sexta-feira, com o líder da Série A, o FC Felgueiras, a deslocar-se a casa do Fafe, onde venceu (0-3) tranquilamente.
Este sábado, as emoções da Liga 3 prosseguem com mais dois jogos, sendo que no domingo se realizam os restantes dois encontros.
Na Série A, em que o terceiro e o nono classificados estão separados apenas por três pontos, tudo pode acontecer e o mais pequeno desaire pode levar a grandes alterações na tabela classificativa. No sábado, CF Canelas 2010 e Varzim SC defrontam-se pelas 11h00, sendo que pelas 19h30 é a vez de CD Trofense e Lusitânia Lourosa entrarem em campo.
Já no domingo, realizam-se dois encontros: Anadia FC x SC Vianense e AD Sanjoanense x SC Braga B. Ambos têm pontapé de saída marcado para as 15h00.
Recorde-se que o Sport Clube Vianense em 14 jogos realizados foi orientado por três treinadores. António Oliveira, Rogério Brito e Ricardo Duarte, que se mantém ao comando dos azuis e brancos para tentar segurar a manutenção.
A equipa de Viana do Castelo soma 9 pontos, fruto de duas vitórias, três empates e nove derrotas. Marcou 12 golos e sofreu 18.
Até ao final da primeira fase da competição, faltam cumprir mais 4 jogos. Dois fora e dois em casa. O Sport Clube Vianense joga em Anadia e Felgueiras, e recebe no Estádio Dr. José de Matos, Sanjoanense e Braga B.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.