A primeira fase da Liga 3 chega ao fim este domingo. Duas das quatro vagas para a Fase de Apuramento de Campeão já estão definidas. Na Série A, Felgueiras e Lusitânia Lourosa já estão apurados.
Esta jornada será portanto recheada de grandes emoções, a começar pelo Estádio Dr. José de Matos, onde o Braga B necessita de ganhar ou aguardar pelo resultado em outros jogos.
A equipa arcenalista é 4.º classificado, com 24 pontos, defronta fora de casa o SC Vianense, equipa que já não sairá do último lugar nesta primeira fase. Para se apurar precisa de ganhar; empatar, mas o Varzim perder e o Canelas empatar (ficariam os três com o mesmo número de pontos); empatar e o Canelas empatar; empatar e o Varzim perder.
As dez equipas do agrupamento mais nortenho entram em campo às 15h00 deste domingo. Com Felgueiras e Lusitânia Lourosa já apurados para a Fase de Apuramento de Campeão e Vianense, Anadia, Sanjoanense e Trofense já sem hipóteses de fugirem à Fase de Manutenção/Descida.
Restam então quatro conjuntos – Varzim SC, AD Fafe, CF Canelas e SC Braga B – com o futuro incerto, sendo que existem apenas duas vagas para a fase que permite continuar a sonhar com a subida de divisão.
O Varzim SC é 3.º classificado, com 25 pontos, e recebe o já apurado e líder Felgueiras. Para se apurar precisa de um dos seguintes cenários: ganhar; empatar e o jogo AD Fafe x CF Canelas não terminar empatado; empatar e SC Braga B não ganhar.
Por sua vez, o CF Canelas 2010 é 5.º classificado, também com 24 pontos, e desloca-se ao reduto da AD Fafe, uma equipa que também luta por uma das duas vagas em aberto. Para se apurar precisa de ganhar e SC Braga B ou Varzim não ganharem; empatar e Varzim ou Braga perderem; empatar, mas o Varzim perder e o Braga empatar (ficariam os três com o mesmo número de pontos);
Por fim, a AD Fafe é 6.ª classificada, com 23 pontos e recebe o CF Canelas. Para se apurar precisa de vencer e esperar que SC Braga ou Varzim não ganhem.
Caso haja igualdade pontual no final da ronda:
– Se Varzim, Braga B e Canelas 2010 terminarem com o mesmo número de pontos, a classificação termina com SC Braga B em 3.º lugar, Canelas em 4.º lugar e Varzim em 5.º;
– SC Braga B tem vantagem sobre Varzim SC e CF Canelas;
– AD Fafe tem vantagem sobre Varzim SC;
– CF Canelas tem vantagem sobre o Varzim SC;
Viana do Castelo foi "o primeiro município português a ter uma mulher como presidente". Maria Augusta Pereira d' Eça d' Agorreta d' Alpuim teve de assumir a presidência, depois do 25 de abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo.
O Santa Luzia Futebol Clube realiza, este sexta-feira, o seu primeiro jogo dos 'play-offs' da Liga Feminina Placard Futsal. No Pavilhão Municipal da Maia a equipa de Viana do Castelo começa a lutar pelo titulo com a Novasemente às 20h00, uma partida com transmissão em direto no Canal 11.
Fernando José Salgueiro Maia, foi um militar português. Foi um dos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução de 25 de Abril de 1974, que marcou o final da ditadura em Portugal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a vida e obra do Papa Francisco, "sem recusas, sem ódios", e defendeu que a sua mensagem tem tudo a ver com os valores do 25 de Abril de 1974.
O jogo, entre a Associação Desportiva de Barroselas e a equipa B do Sport Clube Vianense, referente à 31ª jornada do Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, terá bilhetes a preço de Champions. O Sport Clube Vianense informou, nas redes sociais, que "os bilhetes terão uma sobretaxa de 100%, conforme pedido efetuado pelo clube anfitrião à AFVC".
O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. Este é um dos feriados nacionais obrigatórios. A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.
O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, abriu após um investimento de 255 mil euros financiados por fundos comunitários para valorizar o monumento românico.