A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.
Depois de um início equilibrado, disputado a um ritmo elevado, o conjunto da casa viu Kalunga ser expulso por acumulação de amarelos, situação que fragilizou a equipa de Viana do Castelo. Momentos após ter sido exibido o cartão vermelho, o Fafe chegou à vantagem com um golo apontado por Ivo Braz, que recebeu sozinho na área adversária e bateu Cioletti (0-1).
O 2-0 surgiu ainda antes do intervalo, novamente com assinatura de Ivo Braz, na sequência de um canto batido ao primeiro poste (0-2).
Na segunda parte, o Fafe procurou gerir o resultado com a manutenção da posse de bola e criou a grande situação dos segundos 45 minutos. No entanto, Longonda, isolado, não conseguiu passar por Cioletti e o marcador permaneceu em 0-2 até final.
Com este resultado, o Fafe consolida o primeiro lugar da série e passa a somar 23 pontos, enquanto o Vianense não deixa os lugares de descida e entra para as últimas duas jornadas com uma desvantagem de um ponto para as posições de salvação.
Recorde-se que o Canelas 2010 viu confirmada a subtração de três pontos na Liga 3, devido à utilização irregular do defesa Agostinho Carvalho, no jogo da primeira jornada da fase de manutenção, realizado em Fafe.
Nesta jornada, Sanjoanense e Anadia empataram (0-0) e o Trofense goleou (4-1) o Canelas.
Na próxima jornada (27 de abril), a equipa de Rogério Brito desloca-se a São João da Madeira para defrontar a Sanjoanense.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.