O Fafe derrotou (0-1) o Sport Clube Vianense, este sábado, no Complexo Desportivo de Fão, numa partida atrasada da 10ª jornada da Liga 3.
Numa primeira parte sem grandes momentos de perigo junto das balizas, o Fafe foi crescendo à medida que o jogo se foi desenrolando, mas sem nunca criar uma oportunidade de real perigo junto da baliza adversária.
Na segunda parte, o Vianense, a jogar em casa emprestada, entrou melhor no desafio e aos 58 minutos poderia ter chegado à vantagem, com Nuno Barbosa a perde uma oportunidade clamorosa para inaugurar o marcador. O avançado apareceu na cara do golo, mas falhou o desvio para a baliza de Gabriel Souza, deixando a bola sair pela linha final.
Como quem não marca sofre, aos 73`, na sequência do pontapé de canto, Bruno Monteiro viu a bola cair-lhe nos pés e, sem hesitar, rematou para o fundo das redes de Cioletti fazendo o único golo do jogo (0-1).
Em desvantagem no marcador, o Vianense arriscou tudo para chegar ao empate, mas o resultado não se alterou.
Apesar de ter sido um duelo equilibrado, o Fafe mostrou sempre mais capacidade para chegar a zonas de finalização e resolver o jogo a seu favor.
Com esta derrota a equipa de Viana do Castelo continua cada vez mais no último lugar da série A da Liga 3, com apenas 6 pontos somados.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.