A seleção portuguesa de futebol parte para o jogo frente à Polónia, da quinta jornada da Liga das Nações, para vencer e garantir um lugar nos quartos de final, afirmou o extremo vianense Pedro Neto.
“Vamos encarar o jogo como todos os outros. Somos Portugal e vamos jogar para ganhar. A pressão faz parte do nosso trabalho. Mais ou menos, faz parte. Sem ela o futebol não era a mesma coisa”, lançou o futebolista do Chelsea.
Questionado sobre o que espera do adversário, que ocupa o terceiro lugar do Grupo A com quatro pontos, menos três do que a Croácia e menos seis do que Portugal, Pedro Neto realçou que a Polónia vai procurar discutir a vitória no encontro marcado para sexta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto.
“Todas as equipas nesta competição jogam para ganhar. A Polónia vai tentar ganhar, tal como nós vamos tentar ganhar”, sublinhou.
Sobre o seu momento de forma, depois de ter marcado um ‘golaço’ no empate entre Chelsea e Arsenal (1-1), no domingo, em jogo da Liga inglesa, o internacional luso vincou que ainda tem margem para melhorar.
“Já tive outras fases muito boas. Vim [para o Chelsea] sem fazer a pré-época. Ainda não estou na minha melhor forma, mas estou a caminhar para lá. É isso que quero fazer”, sublinhou.
Quanto à situação de João Félix, seu colega no clube e na seleção, que não tem sido muitas vezes titular, Pedro Neto jogou à defesa, considerando que essas questões devem ser colocadas ao próprio.
“Tem de lhe perguntar a ele. Estou com ele todos os dias e ele está cada vez melhor. E está feliz por estar aqui na seleção”, vincou.
No que toca ao papel cada vez mais central que tem assumido na seleção, e se espera jogar de início frente aos polacos e em que posição no campo, Pedro Neto disse que tem dado sempre o seu melhor, mas que a decisão final é do selecionador Roberto Martínez.
“Tem sido sempre igual a maneira como trabalho diariamente. A decisão é do ‘mister’, se me traz ou não. Se eu não acreditar em mim, quem é que vai acreditar. Se vou jogar à direita, à esquerda ou à frente, estou confortável com qualquer uma. Quero é jogar”, garantiu.
Por fim, acerca da mudança do técnico luso Ruben Amorim do Sporting para o Manchester United, Pedro Neto mostrou-se satisfeito pela oportunidade que o treinador vai ter para trabalhar na Premier League.
“Como todos os portugueses, estou contente. Nota-se que os portugueses têm feito um trabalho muito bom, tanto jogadores como treinadores, espero que lhe corra tudo bem, menos contra o Chelsea”, destacou.
A formação das ‘quinas’ recebe a Polónia na sexta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto, e, três dias depois, defronta a Croácia, em Split, nas duas últimas jornadas (quinta e sexta) do Grupo A1 da Liga das Nações. Os jogos são às 19:45 (em Lisboa).
Depois de quatro jornadas, Portugal lidera isolado o agrupamento, com 10 pontos, contra sete dos croatas, quatro dos polacos e um dos escoceses.
Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro agrupamentos da Liga A da quarta edição da prova seguem para os quartos de final e Portugal só precisa de pontuar num dos dois jogos para se qualificar.
Portugal conquistou em 2019 a primeira edição da Liga das Nações, ao bater na final os Países Baixos por 1-0, no Estádio do Dragão, no Porto, graças a um golo de Gonçalo Guedes, e ficou-se pela fase de grupos da Liga A em 2020/21 e 2022/23.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.